metropoles.com

DF prevê receber maior carregamento de vacinas em agosto: 500 mil doses

Estimativa é baseada no recebimento de doses do Ministério da Saúde. Se concretizada, será o mês com mais doses de imunizante na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) espera receber 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 no mês de agosto. A estimativa é feita sobre o quantitativo recebido de imunizantes do Ministério da Saúde. Com a possibilidade dos lotes durante o próximo mês, a Secretaria de Saúde se prepara que não haja aglomeração nos postos e para que todos sejam atendidos com redução da faixa etária permitida para imunização.

“Existe uma expectativa muito grande que em agosto receberemos um número muito expressivo de doses. Nossa espera é por 500 mil doses. Esse número é uma expectativa, gostamos de trabalhar com número reais. Porém, como é um quantitativo muito grande, estamos nos programando. Firmando uma estratégia”, afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde do DF, Divino Valero.

“Se isso ocorrer mesmo, a gente tem que ter os postos sem doses previamente agendadas. A estratégia principal é ampliar o processo de imunização na medida em que vc tenha as dose. Estamos trabalhando em cima do que a equipe precisa”, completou.

A primeira medida tomada para evitar superlotação dos 55 postos de vacinação do DF no mês de agosto foi antecipar a segunda dose dos imunizantes da Astrazeneca e da Pfizer no DF. Antes com prazo de 90 dias entre D1 e D2, a previsão é que o GDF reduza o tempo para o ciclo completo em 60 dias. Isso ocorrerá primeiro  para alguns grupos, como o de professores.

Ao todo, 6 mil professores começaram a tomar a primeira dose da AstraZeneca em 19 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há a necessidade de agendamento para quem for receber a segunda dose. “Basta ir a um posto de saúde”, frisou Okumoto.

A decisão de antecipar a aplicação da segunda dose começou em outras unidades da Federação como uma forma de tentar barrar a circulação de novas variantes da Covid-19. No DF, contudo, como ainda não há registros oficiais da presença das novas cepas mais perigosas, a decisão servirá para ajudar na retomada das atividades econômicas locais.

250 mil doses em julho

GDF também espera receber 250 mil doses a mais de vacina contra a Covid-19, além do repasse normalmente feito pelo governo federal. Segundo fontes do governo local informaram à Coluna Grande Angular, a negociação com o Ministério da Saúde está avançada. A expectativa é que a primeira remessa, com 50 mil imunizantes, chegue nesta sexta-feira (16/7).

Nos cálculos preliminares do GDF, a partir desse envio de doses extras seria possível reduzir a faixa etária de vacinação para 30 anos. Atualmente, no critério por idade, a campanha na capital federal contempla pessoas com 41 anos ou mais, mediante agendamento.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) solicitaram ao Ministério da Saúde 250 mil doses a mais de vacina contra o novo coronavírus.

Sem doses guardadas

Divino Valero ressaltou ainda que o DF não tem doses “guardadas”, mais sim vacinas destinadas à D2. “Quando uma pessoa toma a primeira dose, precisa garantir a segunda. Não vamos correr o risco de faltar imunizante para completar o ciclo. Não são erros, falhas na imunização do DF”, afirmou.

Segundo ele, em agosto há uma expectativa alta de chegada de novas doses, o que possibilitará a redução das faixas etárias. “Trabalhamos com prazos quando as doses chegam. As perspectivas são boas”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?