DF: Polícia Civil investiga morte de paciente em unidade de saúde
Sonia Borges da Costa, 46, procurou a unidade de saúde após apresentar complicações no pós-operatório de cirurgia feita no Hospital do Gama
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga a morte de uma paciente da rede pública de saúde ocorrida dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo II na noite dessa quarta-feira (16/10/2019). Sonia Borges da Costa, 46 anos, teria procurado o centro médico após apresentar complicações de uma cirurgia realizada no Hospital Regional do Gama (HRG).
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Sonia foi submetida a uma cirurgia de hérnia epigástrica e subumbilical no HRG em agosto deste ano. Ainda segundo a pasta, desde então, a paciente “tem apresentado complicações no pós-operatório, a obrigando a voltar diversas vezes no hospital”.
Nessa quarta (16/10/2019), a mulher decidiu recorrer à UBS para fazer um curativo. No entanto, os médicos notaram uma infecção no local do corte da cirurgia. Segundo a Saúde, a equipe médica pediu para a paciente aguardar encaminhamento ao HRG, “mas ela decidiu não esperar”.
Sonia passou mal na porta da unidade. A SES-DF assegura que ela foi prontamente atendida e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, sem sucesso.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “está dando toda a assistência possível para minimizar o sofrimento neste momento difícil”. O caso foi registrado na 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo II), que investiga as causas da morte e se houve negligência médica.