DF: pelo 3º dia consecutivo, taxa de transmissão da Covid fica em 1,01
O índice foi divulgado nesta terça-feira (8/6), no Boletim Epidemiológico produzido pela Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo terceiro dia consecutivo, a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no Distrito Federal está em 1,01. O índice foi divulgado nesta terça-feira (8/6), no Boletim Epidemiológico produzido pela Secretaria de Saúde.
O índice está acima da fronteira de segurança, que é 1, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao passar disso, a entidade recomenda a adoção de medidas restritivas, pois o desenvolvimento da Covid-19 tende a avançar.
Por exemplo, se a taxa for de 0,7 significa que cada 100 pacientes infectados tendem a transmitir a doença para 70 pessoas. O índice de 1,01 representa que cada 100 infectados transmitem a doença para 101 pessoas.
O GDF leva em conta todo o cenário, incluindo número de casos, óbitos e ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis, por exemplo.
Para o governo, a população deve continuar adotando as medidas sanitárias, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, na medida do possível. Os maiores valores da taxa de transmissão no DF foram registrados em março de 2020: 2,66 e 2,31.