metropoles.com

DF: pais defendem volta às aulas presenciais, professores contestam

Governador Ibaneis Rocha anunciou que todos os estudantes deverão retornar às unidades de ensino da rede pública no dia 3 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Estudantes caminham em frente de escola
1 de 1 Estudantes caminham em frente de escola - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF) defendeu a volta 100% presencial das aulas na rede pública. Conforme o Metrópoles revelou, o governador Ibaneis Rocha (MDB) marcou o retorno totalmente presencial para o dia 3 de novembro. Ao contrário dos pais, o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) se manifestou contra o retorno.

Segundo Alexandre Veloso, presidente da Aspa-DF, a entidade tem notado aumento de evasão escolar no período da pandemia de Covid-19, especialmente por parte de adolescentes. Com a volta dos estudantes às salas de aula, a associação espera que o problema seja minimizado.

“Somos totalmente favoráveis à volta. Tivemos mais de um ano e meio sem aulas, um retorno muito conturbado. Então, a associação entende que, para tentar minimizar essa defasagem de aprendizado que ocorreu durante esse período de pandemia, é mais que necessário que esse retorno ocorra de maneira presencial”, afirmou Alexandre.

Já o Sinpro-DF defende que as unidades de ensino não têm espaço para receber todos os alunos e garantir o distanciamento necessário no período da pandemia.

“O governo está colocando em risco a vida de milhares de pessoas. A pandemia não acabou. Estudantes de até 11 anos de idade, que estão na educação infantil e no fundamental 1, não foram vacinados”, criticou Samuel Fernandes, um dos representantes do sindicato.

O governador Ibaneis Rocha disse à Coluna Grande Angular que o governo decidiu pelo retorno integral das atividades presenciais na rede pública de ensino após analisar os dados referentes à pandemia da Covid-19. “A vacinação, aliada às baixas taxas de transmissão, nos levou a tomar essa medida”, afirmou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?