metropoles.com

DF não tem previsão para iniciar vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Segundo o secretário de Saúde do DF, ainda é “prematuro” fazer qualquer previsão de datas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Metrópoles
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Gustavo Alcântara/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quinta-feira (16/12), que ainda não tem data para iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A pasta adiantou, no entanto, que trabalha com um público de cerca de 268 mil nessas faixas etárias que estão dentro deste novo público-alvo da imunização.

Conforme disse o chefe da pasta, general Pafiadache, em coletiva de imprensa, o DF aguarda as diretrizes vindas do Ministério da Saúde. “É prematuro falar em qualquer tipo de atitude. Estamos muito alinhados com o PNI [Plano Nacional de Imunização] e vamos esperar para saber o que fazer e quando fazer”, afirmou.

Anvisa determinou série de protocolos

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, aprovada nesta quinta-feira (16/12) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguirá uma série de protocolos para garantir que a imunização desta faixa etária seja segura.

De acordo com a Anvisa, a vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre cada uma. Além disso, a dosagem do imunizante será especial, de apenas 3 microgramas. Para adultos, o volume é de 10 microgramas.

O gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, explicou que, mesmo com a diminuição da dosagem, a proteção contra a Covid segue garantida para as crianças.

2 imagens
Fachada do prédio sede da Anvisa
1 de 2

Thiago Bárbato, 13 anos, vacinado no Planetário da Gávea

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 2

Fachada do prédio sede da Anvisa

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

“Comparando crianças de 5 a 11 anos com pessoas de 16 a 25 anos, com a dosagem diferente, a gente observou que existe a mesma quantidade de anticorpos neutralizantes. A vacina tem um desempenho importante na geração de anticorpos nessa população”, afirmou Mendes.

Ele também pontuou que há presença “significativa” de anticorpos contra a variante Delta, mas que o surgimento de novas mutações do coronavírus deve ser observado para aprimorar o imunizante.

De acordo com Suzie Marie, coordenadora da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, a maior parte dos eventos adversos relatados na aplicação da vacina em crianças é sem gravidade.

Suzie frisou que os benefícios do imunizante superam os riscos, e pediu que os pacientes e os gestores de saúde estejam atentos aos possíveis efeitos adversos, que devem ser comunicados à agência.

Tire dúvidas sobre uso da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Vacinas contra Covid-19 são seguras para crianças?

Início da vacinação

Apesar da autorização da Anvisa, divulgada nesta quinta, ainda não há expectativa para o início da imunização de crianças no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde adquirir doses para este público e incluí-lo no Programa Nacional de Imunização contra a Covid.

Em nota divulgada à imprensa nesta semana, a Pfizer afirmou que o contrato mais recente firmado com o governo federal, para compra de 100 milhões de doses em 2022, permite a modificação das vacinas para diferentes faixas etárias.

Na prática, caso o Ministério da Saúde decida incluir as crianças no PNI no próximo ano, a farmacêutica poderá fornecer doses específicas para este grupo, seguindo o acordo firmado com o governo. No entanto, nenhuma vacina com dosagem especial foi enviada ao Brasil até o momento.

“O terceiro contrato assinado com o governo brasileiro no dia 29 de novembro de 2021 para o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o ano de 2022 também inclui a possibilidade de fornecimento de versões modificadas do imunizante para variantes, que poderão ser eventualmente desenvolvidas caso necessário, e versões para diferentes faixas etárias, conforme solicitação por parte do Ministério da Saúde”, informou o laboratório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?