DF não tem data para 2ª fase da vacinação de profissionais da saúde
A imunização deste público, estimado em 98.531 trabalhadores, está dividida em oito etapas. A primeira começou na última sexta-feira (26/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda etapa da vacinação das categorias de saúde da rede privada do Distrito Federal ainda não tem data para começar. A imunização deste público, estimado em 98.531 trabalhadores, está dividida em oito fases. A primeira começou na última sexta-feira (26/3), atendendo 28,42% desse grupo, e vai até esta terça (30), contemplando 28 mil pessoas.
Em menos de três horas, as vagas para a etapa inicial foram preenchidas.
A segunda etapa atingirá 11,58% dos profissionais. As fases seguintes, até a oitava, atingirão 10% cada uma. As datas serão definidas e divulgadas após o recebimento de mais doses.
Estão inclusos trabalhadores da área da saúde do Instituto de Medicina Legal (IML) e aqueles com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia e agentes funerários.
De acordo com a Secretaria de Saúde, “a ampliação da vacinação no DF será conforme a disponibilidade de novas doses por parte do Ministério da Saúde”. Ainda não há data para recebimento de novas remessas.
Nesta segunda-feira (29/3), o Instituto Butantan entregou, 5 milhões de doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde, para o Plano Nacional de Imunização (PNI). Esta é a maior remessa do instituto até o momento.
Segundo o Ministério, o cronograma de distribuição às unidades da Federação, considerando a população e o público-alvo de cada estado, ainda será concluído. Somente depois de disponível no Informe Técnico divulgado pela pasta, ele será divulgado.
Veja imagens da vacinação na sexta-feira:
Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), pelo menos 25 categorias profissionais foram incluídas na lista de prioridades de vacinação. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pelo novo coronavírus.
Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal já alcançou a marca de 278.830 vacinados com a primeira dose. Desse total, 75.831 já receberam o reforço.
Até o momento, a capital do país recebeu 446.410 doses das vacinas CoronaVac e do imunizante de Oxford. A região que mais vacinou foi a Central, formada pelo Plano Piloto, Cruzeiro, Varjão, Noroeste, Sudoeste/Octogonal e lagos Sul e Norte.
Confira quais categorias estão inclusas:
Desde a última sexta-feira (26/3):
- Médicos
- Enfermeiros
- Nutricionistas
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Biomédicos
- Farmacêuticos
- Odontólogos
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Assistentes sociais
- Médicos veterinários
- Técnicos veterinários
- Trabalhadores de consultórios
- Trabalhadores de clínicas
- Trabalhadores de laboratórios
- Profissionais de farmácias
- Agentes funerários
- Servidores do Instituto Médico Legal (IML)
Próximas, a depender das remessas da União:
- PCDF
- PMDF
- Corpo de Bombeiros (CBMDF)
- Detran
- Procon-DF
- DF Legal