metropoles.com

Mulheres negras cuidam da casa 1,6 hora a mais do que brancas no DF

Estudo do IBGE mostra que negras têm mais trabalho doméstico não remunerado que mulheres brancas, e muito mais do que homens no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Burak Karademir / Getty Images
trabalhadora_domestica-janela
1 de 1 trabalhadora_domestica-janela - Foto: Burak Karademir / Getty Images

Mulheres negras do Distrito Federal cuidam mais da casa do que brancas, e muito mais do que homens, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa aponta que as negras do DF têm 1,6 hora a mais de trabalho doméstico não remunerado, semanalmente, que brancas. Quando comparado aos homens negros, as mulheres pretas ou pardas trabalham pela casa 8,8 horas a mais por semana.

Os números são do estudo Estatísticas de Gênero — Indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgado nesta sexta-feira (8/3) pelo IBGE, com dados até o ano de 2022. A análise do Instituto também mostra outros recortes importantes para leitura do contexto de gênero no DF.

Em relação ao emprego, por exemplo, as mulheres ocupam 39,9% dos cargos gerenciais na capital do país, o que é a maior proporção desde 2017, mas ainda representa disparidade em relação ao cenário masculino. As moradoras do DF nessas posições de gerência ganham apenas 61,7% do salário dos homens na mesma posição.

A qualificação educacional delas, porém, se destaca em Brasília e chega a passar os homens. O Distrito Federal foi a unidade da federação com o maior percentual de mulheres com ensino superior do Brasil, na pesquisa.

Ao todo, 31,6% das mulheres residentes do DF com 14 anos ou mais de idade completaram o ensino superior, valor superior ao apresentado pelos homens, de 27,8%. Ainda chama atenção que 72,6% das mulheres com 25 anos ou mais de idade tinham 12 anos ou mais de estudo, também o maior percentual do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?