metropoles.com

DF muda regra para 3ª dose em idosos e profissionais de Saúde. Entenda

A partir desta sexta-feira (29/10), volta a valer apenas a regra dos 6 meses para a aplicação da segunda dose

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sandro Araújo/Agência Saúde DF
GDF já aplicou 3,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19
1 de 1 GDF já aplicou 3,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 - Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde do DF retomou a regra inicial para a aplicação da dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 em idosos e trabalhadores da Saúde. Ao contrário do que vinha ocorrendo até então, quando datas específicas foram estipuladas, agora basta ter tomado a D2 há seis meses e a pessoa estará apta a receber a chamada terceira dose.

Conforme explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a ideia é avançar na vacinação. “Há pessoas querendo tomar o reforço e outras que já poderiam, mas não tomam. Dessa forma, vamos fazer essa flexibilização”, comentou.

Segundo ele, o público apto a tomar a D3 é de cerca de 83 mil indivíduos e o estoque da secretaria está em torno de 69 mil. Mesmo assim, isso não deve ser empecilho. “Temos a expectativa de recebimento de novas doses a partir da semana que vem. Então o que queremos é estimular a procura das pessoas.”

Mudança contraria orientação tomada ainda nesta semana

Segundo a Circular nº 85 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), divulgada na segunda-feira (25/10), as doses de reforço seriam aplicadas em idosos que completaram a vacinação até 21 de abril. Assim, pessoas acima de 60 anos que completaram o esquema vacinal depois dessa data não poderiam tomar a D3 até nova atualização da Secretaria de Saúde. A mudança veio na tarde da última sexta (22/10) após a distribuição das 64.350 doses da Pfizer, que chegaram pela manhã do mesmo dia.

Desde o início da aplicação do reforço no DF, no começo de outubro, a recomendação era que idosos com ciclo de imunização completo há seis meses poderiam tomá-la. No entanto, a nova diretriz não delimita uma data.

3 imagens
A secretaria informou que seguiu as orientações do Ministério da Saúde
Até a publicação do documento na segunda-feira (25/10), os idosos com mais de 60 anos e que tinham completado o esquema vacinal em 6 meses receberiam as doses de reforço
1 de 3

Segundo a circular nº85 da SES-DF, as doses de reforço serão aplicadas em idosos acima de 60 anos que completaram a vacinação até 21/4/2021

Arthur Menescal/ Especial Metrópoles
2 de 3

A secretaria informou que seguiu as orientações do Ministério da Saúde

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Até a publicação do documento na segunda-feira (25/10), os idosos com mais de 60 anos e que tinham completado o esquema vacinal em 6 meses receberiam as doses de reforço

Hugo Barreto/Metrópoles

Nessa semana, a mudança causou confusões nos postos de saúde. Profissionais que atendiam a população não sabiam informar o motivo da mudança de metodologia no esquema de vacinação para idosos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?