metropoles.com

DF muda protocolo e Pfizer infantil será apenas para grupo específico

Segundo a Saúde, o DF recebeu 23 mil doses e o imunizante será usado exclusivamente em crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Criança sendo vacinada
1 de 1 Criança sendo vacinada - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Distrito Federal recebeu 23.900 novas doses da vacina Pfizer-BioNTech pediátrica para avançar com a vacinação infantil contra Covid-19. Os lotes foram enviados na quarta-feira (2/2) pelo Ministério da Saúde. Seguindo a orientação do governo federal, a partir de agora, a Secretaria de Saúde vai usar o imunizante pediátrico exclusivamente em crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos.

O DF conta com 268.474 crianças com  idades entre 5 e 11 anos. O número é da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Até a quarta-feira (2/2), no DF, 77.762 crianças de 5 a 11 anos receberam a 1ª dose.

Segundo a gerente da Rede de Frio, Tereza Pereira, a decisão vai garantir doses para o público infantil específico. Recentemente, o DF chegou a ficar sem doses do imunizante em questão.

“A preocupação é que, se não seguirmos a recomendação, talvez não tenhamos imunizantes suficientes para atender as crianças de 5 anos e imunossuprimidas”, afirmou Tereza Pereira.

Orientação

A Secretaria de Saúde adotou um protocolo nos locais de imunização para evitar o desperdício de doses. A aplicação da Pfizer-BioNTech pediátrica deve ocorre apenas até uma hora antes do fechamento do ponto de vacinação.

Nesse momento, a equipe deve verificar se há crianças de 5 anos ou imunossuprimidas de 5 a 11 anos na fila e avaliar a necessidade de abertura de um novo frasco ou se o que já está aberto é suficiente para atender o público.

Caso haja crianças no perfil de uso da Pfizer pediátrica, elas têm prioridade no atendimento. “Essa organização é importante para não perdermos doses, uma vez que o público é restrito”, enfatiza Tereza.

Cada frasco da Pfizer pediátrica possui 10 doses. Se, após as crianças de 5 anos e de 5 a 11 com imunossupressão vacinarem, ainda restarem doses, elas devem ser ofertadas às próximas crianças da fila até acabar o frasco.

Coronavac

Segundo a pasta, a vacinação de crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão continua, normalmente, com as doses da CoronaVac. Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, o DF tem reserva suficiente.

“Ter estoque garante o ritmo da vacinação”, afirmou Pafiadache. Para Pafiadache, a imunização é a principal medida para conter o avanço da covid-19. “Vacinar é a grande defesa que nós temos”, destacou.

(Com informações da Secretaria de Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?