DF: Metrô e ônibus não vão cobrar máscaras a partir dessa quinta
A pasta tinha anunciado que acessório seria obrigatório no transporte público, mas recuou em função do adiamento do comércio para 11 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Previsto para começar nesta quinta-feira (30/04), o uso obrigatório de máscaras pela população nas ruas do Distrito Federal acabou adiado. A decisão repercute diretamente nos usuários do sistema de transporte coletivo da capital do país. Com a mudança, os passageiros ainda poderão circular nos ônibus e no metrô sem a obrigatoriedade do equipamento de proteção individual.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou, por meio de nota, que, devido à decisão tomada pelo GDF de adiar a abertura do comércio do dia 3 de maio para 11 de maio, o decreto não será aplicado. A pasta orientou as operadoras do sistema a não impedirem o embarque e a viagem de nenhuma pessoa que não esteja utilizando o acessório.
“Antes de exigir o uso obrigatório das máscaras, a Semob, em parceria com o GDF, fará uma campanha educativa sobre a importância do uso do equipamento neste momento de pandemia”, informou a pasta.
As empresas já foram orientadas a conscientizar os passageiros sobre a importância do uso das máscaras no combate ao coronavírus.
Distribuição de máscaras
A pasta ressaltou, ainda, que o GDF vai distribuir máscaras laváveis e reutilizáveis às pessoas que não tenham condições de acesso ao produto, limitado ao estoque disponível e à quantidade máxima de duas unidades por pessoa.
A distribuição será realizada a partir desta quinta-feira (30/4), durante o estado de pandemia. Isso ocorrerá somente em dias úteis, das 6h às 21h, nos locais discriminados no site da Semob.