DF lidera ranking, mas tem menos adesão ao isolamento social
Capital do país mostrou, nessa segunda-feira, números bem melhores que o restante do Brasil, mas abaixo dos 70% indicados pela OMS
atualizado
Compartilhar notícia
O ranking de isolamento social, medida essencial para evitar o contágio do novo coronavírus, mostrou que o brasileiro está cada vez mais relaxado. Somente três unidades da Federação mostraram números acima dos 50% de adesão nessa segunda-feira (13/04): Distrito Federal, Pernambuco e Goiás.
Uma das explicações para a queda brusca é que aos sábados e domingos as pessoas costumam ficar mais em casa mesmo. No sábado (11/04), o DF chegou a 56,31%; no domingo (12/04), 63,39%. Porém, a capital do país anteriormente havia respeitado mais a quarentena. No dia 7 de abril, por exemplo, a cidade alcançou 70% de adesão ao isolamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que esses 70% sejam o ideal para que a transmissão da Covid-19 seja menor.
Confira o ranking:
Ranking Dos Estados (3) by Leonardo Meireles on Scribd
Números nacionais
Com relação aos índices gerais no Brasil, nota-se uma diminuição do isolamento social. Apesar de um gráfico irregular, uma vez que a permanência nas residências depende também do dia da semana, há uma percepção de que a adesão à quarentena caiu.
No dia 22 de março, por exemplo, a média era de 69,6% dos brasileiros dentro de casa. Em 29 do mesmo mês, o número apontou 64,20%. No dia 1º de abril, uma queda acentuada: 47,20%. No último domingo (12/04), o índice mostrou adesão de 59,80%. E na segunda-feira (13/04), outro ponto muito baixo: 46,20% na média nacional.
Tocantins, que confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus, também mostra a menor adesão de todo o país. Nessa segunda-feira, o índice do estado atingiu apenas 35,54%.
Os números do ranking brasileiro são fornecidos pela empresa de software In Loco, que usa dados de 60 milhões de dispositivos móveis para a geolocalização. Somente esse tipo de informação é obtida, preservando a privacidade dos usuários.
Os leitores do Metrópoles têm a possibilidade de ficar sempre bem informados sobre as notícias do novo coronavírus. Para isso, pode receber a newsletter: basta clicar aqui. Os últimos dados também estão sempre no nosso link de tempo real sobre a Covid-19.