metropoles.com

DF: lei que obriga ar-condicionado no transporte coletivo é derrubada

Norma foi vetada por Ibaneis Rocha e promulgada pela Câmara Legislativa, mas estava suspensa por liminar. TJDFT julgou lei inconstitucional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Rodoviária
1 de 1 Rodoviária - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A Lei nº 7.429/2024, que obrigava todos os veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF) – ônibus e metrô – a ter ar-condicionado instalado e cabines de proteção para motoristas e cobradores, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça da capital do país (TJDFT).

A decisão consta no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (13/11) e detalha que houve vício de iniciativa – quando um Poder não tem competência para propor essa legislação, por exemplo, por interferir sobre a responsabilidade de outro.

“A lei […] padece de inconstitucionalidade formal, por vício de iniciativa, em virtude de violar competência privativa do chefe do Poder Executivo [o governador] para dispor sobre diretrizes orçamentárias, além de ofender os princípios da reserva da administração e separação dos Poderes”, afirma trecho da publicação.

A norma havia sido promulgada pela Câmara Legislativa (CLDF), depois de o governador Ibaneis Rocha (MDB) vetar a lei aprovada em dois turnos pela Casa, mas estava suspensa por liminar. Após passar por apreciação do TJDFT, o texto acabou derrubado.

Proposta

Apresentado pelo parlamentar João Cardoso (Avante), o projeto de lei que tratava da instalação obrigatória dos ares-condicionados no transporte coletivo e previa que as empresas de ônibus e do metrô colocassem medidores de temperatura nas cabines, bem como apresentassem selos de revisão com informações sobre a manutenção dos aparelhos e a periodicidade dela.

As empresas de ônibus teriam três anos a partir da promulgação da lei para aplicar as mudanças. O descumprimento previa sanções administrativas, como recolhimento dos veículos; impedimento da circulação daqueles não adaptados; e até perda da licitação para prestação do serviço de transporte público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?