metropoles.com

DF Legal: requerimentos agora podem ser feitos em plataforma digital

A plataforma disponibiliza que o contribuinte pode enviar e receber arquivos da DF Legal sem precisar ir a uma das unidades de atendimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Talonário eletrônico DF Legal
1 de 1 Talonário eletrônico DF Legal - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Os requerimentos administrativos da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) podem ser preenchidos de forma on-line desde o início do mês. A pasta passou a fazer parte do Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sispe) do Governo do Distrito Federal criado para facilitar, de forma digital, a resolução de problemas da população em relação ao governo. A plataforma disponibiliza que o contribuinte pode enviar e receber arquivos da DF Legal sem precisar ir a uma das 16 unidades do Núcleo de atendimento.

A chefe da Diretoria de Atendimento ao Cidadão da Secretaria DF Legal, Jacqueline Brasil, explicou a facilidade da nova forma. “Esse é um recurso que possibilita que o contribuinte possa fazer tudo referente a uma ação fiscal da DF Legal pela internet mesmo, sem sair de casa. A vantagem é poder preencher em qualquer horário, 24 horas por dia”, afirmou.

No site da DF Legal também é possível consultar o manual que explica cada uma das 17 realizações de serviços que o sistema disponibiliza, com dados sobre  quais documentos devem ser enviados no processo e o passo a passo para a utilização do sistema, que funciona com o cadastro do gov.br.

Tanto o contribuinte quanto o próprio governo são beneficiados pela nova implantação. “É uma economia de tempo e de recursos”, defende Jacqueline. Só em 2023, entre janeiro a setembro, 62.210 demandas foram recebidas pela DF Legal de forma presencial, onde 51.565 pessoas foram atendidas. Com o novo formato de peticionamento eletrônico, ente 5 a 27 de outubro, mais de 200 processos foram realizados.

“Quando a solicitação é feita dentro de um núcleo, ela é encaminhada para uma unidade julgadora. Pelo peticionamento eletrônico, temos uma equipe específica para recepcionar esse processo. Isso traz agilidade tanto para o nosso trabalho administrativo, quanto para o contribuinte”, avalia a chefe da Diretoria de Atendimento ao Cidadão.

No entanto, o cidadão durante o uso do sistema deve ficar atento a incluir todos os documentos necessário para o processo. Um documento faltante pode impedir o andamento do processo. Também é necessário acompanhar o e-mail cadastrado, que será o meio de contato da DF Legal com o contribuinte após o preenchimento da petição.

Sistema de Peticionamento Eletrônico do GDF (Sispe)

Criado em 2019 pelo Governo do Distrito Federal e gerido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF), o Sispe foi implantado devido às necessidades de restrição durante a pandemia de covid-19.

A chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação da Secretaria Executiva de Gestão Administrativa da Seplad, Lucirene Carneiro contou como um pouco de como foi o início desse novo metódo. “Começamos de forma pequena em 2019 e durante a pandemia utilizamos justamente para as questões que o cidadão precisava de acesso eletrônico. Configuramos formulários específicos para cada órgão, de modo que a população pudesse preencher e anexar documentos com o cadastro do gov.br – por uma questão de segurança – e peticionar criando um processo”, revelou.

Atualmente, 13 órgãos contam com o serviço. São eles: Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), Polícia Militar do DF (PMDF), Casa Militar (CM), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Polícia Civil do DF (PCDF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Casa Civil (Caci-DF), além da própria Seplad e da DF Legal, que foi incorporada oficialmente neste mês.

“No caso da DF Legal é uma virada de chave boa para o órgão, porque antes tudo era feito no balcão de atendimento ao cidadão. É um trabalho muito grande para eles, sem falar no benefício para o cidadão, que pode resolver de qualquer lugar, ao mesmo tempo em que o atendimento presencial continua”, conclui Lucirene.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?