metropoles.com

DF: ladrões de carga amarravam e miravam arma para caminhoneiros

Modo violento como criminosos agiam chamou atenção de investigadores. Duas pessoas ainda são procuradas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A violência de um grupo que assaltava caminhoneiros em Brasília e no Entorno foi o que mais chamou a atenção da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os criminosos foram presos na manhã desta sexta-feira (21/02/2020), mas eram investigados desde agosto do ano passado.

O delegado André Luis Leite, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), explicou que os crimes de roubo a carga não são comuns no Distrito Federal, devido à forte fiscalização. Por isso, o bando agia mais no Entorno, em área mais “ermas”. “Eles agiam em locais de pouca fiscalização”, afirmou o policial.

Veja vídeo da operação:

Confira fotos:

2 imagens
1 de 2

2 de 2

Os participantes da Operação Celari disseram que a truculência do grupo nas abordagens aos caminhoneiros era assustadora. O bando ameaçava os profissionais com armas apontadas para a cabeça e deixava os condutores amarrados em locais isolados, enquanto as cargas eram levadas.

Revenda

Os produtos eram descarregados em depósitos. A polícia conseguiu encontrar dois lugares usados para armazenamento: no Sol Nascente e em Valparaíso. Em geral, eram roubados aço, botijão de gás, cerveja e óleo.

Depois, a carga era vendida a comerciantes do entorno. Como eram roubados com nota fiscal, não era possível saber da origem ilícita do material. Assim, os revendedores repassavam sem saber das irregularidades.

A operação Celari identificou que os criminosos atuavam há cerca de um ano. Dos nove crimes praticados, quatro foram no DF (Planaltina, Gama, Santa Maria e SIA) e cinco no Entorno (Contagem, Padre Bernado, Alexânia e Valparaíso). A preferência dos bandidos era atacar de madrugada.

Nas buscas, foram encontradas duas armas de fogo, munição de fuzil, porções de cocaína e uma balança de precisão. Ao todo, 15 mandados de prisão foram cumpridos, com o resultado de 13 pessoas presas. Duas ainda são procuradas. Os bandidos vão responder por organização criminosa, roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso irrestrito.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?