metropoles.com

DF: juíza garante rescisão a costureira chamada de “vaca” e “capivara”

Segundo a costureira, o proprietário da empresa utilizava essas e outras expressões, com objetivo de humilhá-la diante de colegas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia posada de um Juiz batendo martelo - Metrópoles
1 de 1 Fotografia posada de um Juiz batendo martelo - Metrópoles - Foto: Reprodução

Uma costureira teve reconhecido o direito à rescisão indireta do contrato de trabalho garantido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). Ela alega que era chamada de “capivara” e “vaca” pelo empregador e que entrou com pedido depois de não receber o pagamento de diversas verbas trabalhistas.

Segundo a costureira, o proprietário da empresa utilizava essas e outras expressões, com objetivo de humilhá-la diante de colegas de trabalho. Em defesa, a empresa afirma que a costureira abandonou o emprego e que não praticou nenhuma conduta que levasse ao reconhecimento da rescisão indireta.

Para a juíza Roberta de Melo Carvalho, em atuação na 5ª Vara do Trabalho de Taguatinga, a violência perpetrada contra a autora da reclamação enquanto mulher, além de outras infrações à legislação do trabalho apontadas nos autos, fundamentam o pedido da vítima.

Na sentença, a juíza lembrou que o assédio moral é caracterizado por toda e qualquer prática abusiva e reiterada de atos de ofensa à dignidade da pessoa humana, como perseguições e/ou humilhações direcionadas ao empregado com o intuito de desestabilizá-lo e deixá-lo vulnerável, causando-lhe profundo incômodo e sofrimento.

Ainda, diante da gravidade dos fatos, a magistrada determinou o envio da decisão para o Ministério Público do Trabalho (MPT), para conhecimento da violência perpetrada no ambiente de trabalho às mulheres trabalhadoras e para a adoção de medidas que o MPT entender cabíveis.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?