metropoles.com

DF: IPVA do ano não precisará ser quitado para transferência de carros

Governadora em exercício, Celina Leão assinou decreto que estabelece a medida. Previsão é de perdas com IPVA, mas futuro aumento do ICMS

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
A governadora em exercício Celina Leão participa de evento para assinatura do decreto para nova regulamentação da legislação do IPVA. Ela aparece em pé entre outras autoridades - Metrópoles
1 de 1 A governadora em exercício Celina Leão participa de evento para assinatura do decreto para nova regulamentação da legislação do IPVA. Ela aparece em pé entre outras autoridades - Metrópoles - Foto: Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou, na manhã desta quarta-feira (25/1), de café da manhã com representantes de concessionárias e revendedores de automóveis.

Na ocasião, a chefe do Executivo local assinou decreto para nova regulamentação da legislação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A norma atende a um pedido antigo da categoria.

A partir de agora, não será necessário quitar o IPVA do ano corrente para transferir a titularidade de automóveis entre proprietários.

“Entendemos que essa demanda atende ao cidadão, dando a liberdade de ele vender o carro e negociar para que passe o débito para quem vai adquirir o veículo. Era algo muito simples de se fazer”, frisou a governadora.

Celina Leão anunciará novo secretário de Segurança Pública nesta 4ª

3 imagens
O anúncio ocorrerá às 16h
A governadora em exercício do DF Celina Leão (PP) irá anunciar o novo secretário da Segurança Pública nesta quarta (25/1)
1 de 3

O adiantamento do pronunciamento ocorreu durante uma agenda no Scia, na manhã desta quarta

Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
2 de 3

O anúncio ocorrerá às 16h

Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
3 de 3

A governadora em exercício do DF Celina Leão (PP) irá anunciar o novo secretário da Segurança Pública nesta quarta (25/1)

Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

“Em um primeiro momento, haverá perda na arrecadação, mas há, como consequência, um aumento no ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] das vendas [de veículos]. Temos certeza de que é uma medida acertada”, acrescentou Celina.

A medida recebeu autorização do Governo do Distrito Federal (GDF) na última semana. Agora, para a venda de carros, não será mais necessária a cobrança imediata do IPVA prestes a vencer. Apenas o pagamento de impostos dos exercícios anteriores.

Diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Marcelo Portela considera que o decreto beneficiará proprietários  de veículos interessados em passar os automóveis adiante. “A intenção do governo é sempre facilitar a vida do cidadão”, avaliou.

O secretário de Governo, José Humberto, declarou que a medida é uma forma de estimular novos negócios. Para o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, a medida representará eficiência tributária e facilidade para o cidadão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?