DF incluirá doenças neurológicas na lista de comorbidades
Doenças neurológicas foram incluídas na quinta-feira no Plano Nacional de Imunização. Cadastro para este grupo será aberto na segunda no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai acrescentar doenças crônicas neurológicas na lista de comorbidades para a vacinação contra a Covid-19. Elas foram incluídas pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (20/5), nos grupos prioritários da campanha nacional de imunização contra o novo coronavírus.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “irá incluir no site vacina.saude.df.gov.br, a partir de segunda-feira (24/5), a opção de cadastramento para esse grupo”.
O agendamento para imunização de pessoas com comorbidades no DF foi suspenso temporariamente nessa quinta-feira após o preenchimento de 15 mil vagas. Novas vagas serão abertas em breve, com a chegada de novas doses de vacina.
“O agendamento para comorbidades será reaberto de acordo com a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde”, informou a pasta.
A inclusão do grupo na lista de comorbidades pelo Ministério da Saúde foi feita com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), documento elaborado pela pasta para orientar a população e os gestores locais sobre o andamento da campanha.
Com a medida, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, poderão se vacinar contra a Covid-19 em todo Brasil.
Além da atualização de doenças neurológicas, a pasta também acrescentou a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes atualmente em uso no Brasil, juntamente com orientações e especificações técnicas.