metropoles.com

DF implementa programa que pretende alfabetizar todas as crianças

Programa Alfaletrando será aplicado em todas as escolas da rede pública. Meta é atingir 100% do 1º e 2º anos do fundamental até dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos e professora em sala de aula - Metrópoles
1 de 1 Alunos e professora em sala de aula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Começou nesta quarta-feira (17/3) a implementação do Programa Alfaletrando, que tem como objetivo promover a alfabetização das crianças da educação básica em todo o Distrito Federal.

Instituído por decreto do Governo do Distrito Federal, publicado no Diário Oficial em 20 de fevereiro (Decreto nº 45.495/2024), o programa é voltado para crianças de até 7 anos, que compreende os dois primeiros anos do ensino fundamental, idade crítica para o processo de alfabetização.

“A criança que é alfabetizada no tempo certo segue adiante, sem reprovação, sem distorção e não abandona a escola, porque ela está motivada, sabe ler, já está lá na frente”, disse a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

A expectativa é que, até o fim de 2024, 100% das crianças matriculadas na rede pública de ensino estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Já para as próximas etapas do programa, está prevista a expansão para 100% das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos da rede pública de ensino, que tiveram o processo de alfabetização prejudicado durante a pandemia de Covid.

Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), o Alfabeletrando traz a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita através de uma abordagem pedagógica inovadora, que usa recursos e práticas modernas para estimular o interesse e a participação dos estudantes.

O programa é dividido em cinco eixos norteadores: acompanhamento pedagógico e formação continuada, avaliação, infraestrutura física e pedagógica, boas práticas e gestão.

Alfabetização no DF

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnadc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF atualmente possui a menor taxa de analfabetismo do país, 1,7%, mais de três vezes menor que a taxa nacional, de 5,4%.

A pesquisa também mostra que, no DF, o analfabetismo está diretamente associado à idade: a taxa para a população com 60 anos ou mais é de 6,9% (cerca de 26 mil pessoas).

A pesquisa ainda mostra que 138 mil crianças de 0 a 5 anos de idade frequentavam escola ou creche, representando uma taxa de escolarização de 55,1%, e 99,8% quando se tratava do público de 6 a 14 anos, quinto maior índice do Brasil. Desse último grupo etário,  70,5% estão matriculados na rede pública de ensino.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?