metropoles.com

Ibaneis assina medida que agiliza emissão de licenças ambientais no DF

Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso visa agilizar obtenção de licença ambiental para 26 atividades urbanas e de infraestrutura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
LAC
1 de 1 LAC - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta segunda-feira (5/8), a instrução normativa que define as regras de emissão da Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) para 26 atividades urbanas e de infraestrutura consideradas “de menor impacto ambiental”, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF).

A medida visa padronizar procedimentos e agilizar o processo de obtenção de autorizações para a construção de empreendimentos e a execução de atividades cujas consequências sobre o meio ambiente sejam inicialmente conhecidas. Os detalhes serão publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em breve.

A instrução também normatiza as ações ambientais preventivas e mitigadoras necessárias a serem efetuadas nesses casos. “Em Brasília, tínhamos uma dificuldade muito grande com licenciamentos ambientais, com aprovação de projetos na Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação] que, antigamente demoravam três a quatro anos [para serem iniciados], e isso trazia um atraso muito grande para nossa cidade”, declarou Ibaneis.

“Hoje, graças a Deus, trabalhamos juntos para melhorar o desempenho do Distrito Federal na questão da evolução e temos feito isso sem qualquer acusação de dano ambiental”, completou o governador.

Algumas das 26 atividades incluídas na nova instrução normativa são terraplanagem, instalação de ponto de abastecimento, construção de marinas e dosagem de concreto.

Os licenciamentos contemplados nessa modalidade terão uma fila de análise diferenciada e padronizada, com condicionantes pré-estabelecidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O interessado deverá aderir a todas elas integralmente, sob risco de cancelamento da licença, para obter a autorização – emitida em até 30 dias.

“Não podemos travar processos”

O GDF aposta que, além de agilizar a obtenção de licenciamento, a LAC vai desburocratizar e aumentar a eficiência nesse processo. O presidente do Ibram, Rôney Nemer, destacou que o mecanismo representa uma inovação no Centro-Oeste.

“Reunimos todas as atividades para que são cotidianamente solicitados licenciamentos ambientais e vimos que há muita similaridade [entre elas]. Então, criamos condicionantes. Por isso que se trata de um uma licença de adesão e compromisso. O empresariado que quiser [obter] aquele tipo de licença vai ao Ibram, assina um termo de compromisso conosco, que tem várias condicionantes pré-determinadas, e vamos acompanhar passo a passo a instalação”, detalhou Rôney.

O presidente do Ibram afirmou, ainda, que a normativa favorecerá o processo de fiscalização dessas atividades na área urbana. “Vamos separar um grupo de técnicos que vão atender a essas demandas específicas, porque as atividades são similares, e os problemas ambientais que possam surgir também. Isso facilita. Quando trazemos o empresariado para o Ibram, é porque ele quer ser fiscalizado”, completou.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, a licença ambiental dará mais agilidade para o andamento de obras, o que motiva o empresário da capital federal com a segurança jurídica concedida pela instrução normativa.

“As licenças vêm acontecendo mais rápido, com mais agilidade, e não ficam aquelas obras paradas durante três anos, como antigamente. O empresariado agora tem ficado mais confiante para fazer o licenciamento, porque tem as autorizações mais rapidamente. Sempre friso que temos de preservar a natureza, mas também não podemos travar os processos em função de licença ambiental”, completou José Aparecido.

O protocolo de requerimento da LAC seguirá o mesmo trâmite dos demais processos de licenciamento ambiental, via peticionamento eletrônico pela plataforma Harpia.

Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?