metropoles.com

DF: hospitais de Sobradinho e Planaltina criam núcleo para otimizar leitos

Objetivo é monitorar indicadores e garantir assistência aos casos mais graves, com mais agilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Saúde
Leito de hospital
1 de 1 Leito de hospital - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (27/7), foi formalizada a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais regionais de Sobradinho (HRS) e Planaltina (HRPL).

A iniciativa já havia sido colocada em prática para contribuir no gerenciamento dos leitos hospitalares e otimizar a capacidade instalada.

Cada núcleo é formado por uma equipe de profissionais de saúde do hospital, que se reúne semanalmente ou quinzenalmente para monitorar indicadores assistenciais, como a taxa de ocupação de leitos, o tempo médio de permanência dos pacientes e a mortalidade institucional. As informações geradas vão embasar decisões dos gestores das unidades.

“O NIR oferece todos os componentes necessários para agilizar as altas, regular exames e deixar a gestão de olho na questão do giro dos leitos. Uma das funções do núcleo é garantir que os exames não demorem e, com isso, os leitos serão disponibilizados o quanto antes”, informou a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha.

Segundo a gestora, o HRPL é um exemplo de hospital que necessita do NIR por ser uma unidade menor em relação às demais, e com menos leitos. Dessa forma, precisa de um controle interno apurado para manter a rotatividade na assistência e deixar disponível alguma vaga para os casos mais graves.

“Se não tivermos o núcleo para agilizar os serviços, acaba impactando diretamente à população, pois o HRPL não possui uma enfermaria de clínica médica ou pediátrica, ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para dar apoio. Com o NIR, garantimos o giro mais rápido dos leitos”, ressaltou Sabrina Gadelha.

Sala Dia

Segundo a diretora do Hospital Regional de Sobradinho, Juliana Araújo, desde que iniciou o Núcleo Interno de Regulação na unidade, várias ações foram tomadas no sentido de melhorar o gerenciamento dos leitos no local. Uma delas foi a criação da Sala de Medicação Dia do HRS.

“Com esse novo serviço, conseguimos dar alta precoce aos pacientes, que podem voltar ao hospital para receber a complementação do tratamento. Assim, desospitalizamos mais rápido e evitamos internações, o que diminui a lotação hospitalar e garante leitos para os casos mais graves”, explicou Juliana Araújo.

3 imagens
Emergência do Hospital de Planaltina
1 de 3

Leito de UTI no DF

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
2 de 3

Emergência do Hospital de Planaltina

Gabriel Jabur/Agência Brasília
3 de 3

Google Street View/Reprodução
Política Nacional

A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída em 28 de setembro de 2017, define e recomenda a criação do Núcleo Interno de Regulação nos hospitais.

Entre suas atribuições, estão: disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico à população; além de permitir a busca por vagas de internação e apoio diagnóstico/terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário.

De acordo com o Ministério da Saúde, o NIR realiza ainda o monitoramento do paciente, a partir de seu ingresso no hospital, sua movimentação interna e externa até a alta hospitalar. É uma estrutura ligada diretamente à direção geral do hospital e deve ser legitimada, com papel e função definidos. (Com informações da SESDF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?