metropoles.com

DF: homem é condenado a 28 anos de prisão por matar idosa estrangulada

José Paulo Trindade matou Geralda Cândida Santos Nascimento, aos 79 anos, em dezembro de 2021. À polícia, ele confessou o crime

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
josé-latrocínio
1 de 1 josé-latrocínio - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

O Tribunal de Júri do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou, nesta quarta-feira (4/1), José Paulo Trindade a 28 anos e quatro meses de prisão por matar Geralda Cândida Santos Nascimento, aos 79 anos, estrangulada com um fio de telefone. O crime ocorreu em dezembro de 2021, dentro da residência da vítima, no Guará II.

A sentença foi assinada pelo juiz Francisco Marcos Batista, da Vara Criminal e do Tribunal do Júri do Guará. O magistrado classificou José Paulo como “um homem de compleição física avantajada que, ao praticar o crime nas circunstâncias que fez, contra uma idosa que estava sozinha em casa, revelou traços de perversidade e covardia”.

No dia do crime, José Paulo bateu de porta em porta, na QE 30 do Guará II. Geralda estava sozinha em casa quando o suspeito a abordou, oferecendo serviço de marceneiro.

Como a idosa precisava de um reparo na caixa d’água, abriu o portão para que o homem entrasse. Ela foi encontrada morta, com um fio enrolado no pescoço. A 4ª DP teve acesso às imagens do ônibus que José pegou ao sair da QE 30, onde cometeu o latrocínio, e desembarcou na QI 7, no Guará l.

“Esse verme matou a minha avó”, diz neto de idosa estrangulada no DF

De acordo com o neto da idosa, André Neves, a família comemorou a condenação do criminoso, que quase pegou a pena máxima do crime de latrocínio, configurada em 30 anos.

“Por um lado, a família ficou muito aliviada e tranquila com o julgamento. Mas todos nós sabemos que nada vai trazê-la de volta, mas vai trazer uma paz para a gente. E que ele pague por tudo que ele fez com minha avó. E não saia tão cedo daquele inferno”, disse André.

5 imagens
Ele era procurado pela PCDF
Rua onde Geralda Cândida Santos do Nascimento foi assassinada
Ela estava sozinha em casa quando o crime ocorreu
O caso foi registrado como latrocínio
1 de 5

José foi condenado por matar Geralda Cândida Santos do Nascimento

Reprodução
2 de 5

Ele era procurado pela PCDF

Reprodução
3 de 5

Rua onde Geralda Cândida Santos do Nascimento foi assassinada

Nathália Cardim
4 de 5

Ela estava sozinha em casa quando o crime ocorreu

Nathália Cardim
5 de 5

O caso foi registrado como latrocínio

Nathália Cardim

Ficha extensa

No total, foram 8 meses de investigação levadas a cabo pela 4ª Delegacia de Polícia (Guará II). O suspeito alternava de estado em estado para dificultar sua localização. Passou um tempo no Rio de Janeiro e depois seguiu para São Paulo. Para tentar não chamar a atenção, ele usava documentos falsos com o nome de Evilásio Rodrigues da Silva.

Em julho do ano passado, José Paulo foi preso pela equipe de investigação em São Paulo, conforme apurou o Metrópoles. A prisão ocorreu em uma praça pública, no município de Ribeirão Preto, no interior do estado.

O magistrado aceitou todas as qualificadoras da denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e condenou José Paulo Trindade a 28 anos e quatro meses de prisão, em regime fechado.

Ele já cumpria prisão pelos crimes de latrocínio, roubo seguido de morte. José já tinha passagens por crimes furtos em residências com o mesmo modus operandi.

O criminoso acumula 16 passagens pela polícia do DF e era foragido do Sistema Penitenciário desde 2015. Entre os crimes dos quais ele é suspeito, constam dois estupros. Um deles em Acreúna (GO) e outro em Ceilândia.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?