DF: homem é acusado de aplicar golpe do cartão de crédito em idosos
Pelo menos nove pessoas teriam sido vítimas na região de Sobradinho. Uma delas perdeu R$ 10 mil
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta terça-feira (26/3), um homem acusado de fazer parte de organização criminosa que aplicava golpes com cartões de crédito. Suesle Vasconcelos Bento, ou Motoboy, teria feito pelo menos nove vítimas na região de Sobradinho, a maioria são idosas.
De acordo com informações da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), após obter o cartão, a senha e os dados pessoais das vítimas, a organização criminosa utilizava todo o limite dos cartões com compras. Muitas só perceberam a ação da quadrilha após receberem a fatura em casa. Uma delas teve um prejuízo de R$ 10 mil.
Suesle já respondeu por roubo, homicídio e tráfico, tendo permanecido um ano e nove meses preso no Centro de Detenção Provisória (CDP). A 35ª DP acredita que mais pessoas tenham caído no golpe.
De acordo com os investigadores, os criminosos usam a seguinte tática: são feitas ligações telefônicas para as vítimas, em geral idosas, informando sobre uma compra no cartão de crédito delas. Os donos não reconhecem o valor consumido. Então, o operador informa que irá bloquear o cartão.
Com isso, conseguem que a vítima informe a senha. O operador então manda “Motoboy” para coletá-lo. Só que o cartão encontra-se ativo e é utilizado pelo grupo para efetuar compras. De acordo com a PCDF, o número de vítimas e o prejuízo ainda é incalculável, podendo chegar às centenas de milhares de reais.