metropoles.com

DF: grupos fazem protesto na Praça do Buriti contra retomada de atividades

Decreto com medidas para reabertura total do comércio e reabertura das escolas foi publicado na quinta-feira (2/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sinpro/Divulgação
Manifestação contra retomada de atividades no DF por causa do coronavírus
1 de 1 Manifestação contra retomada de atividades no DF por causa do coronavírus - Foto: Sinpro/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (3/7), grupos de diversos setores foram até a Praça do Buriti para protestar contra o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que autorizou a retomada de várias atividades na cidade. De acordo com eles, a principal crítica é em relação a reabertura das escolas.

Com faixas, os manifestantes não chamaram atenção para o perigo de uma volta rápida da população para as ruas. E explicaram que não foi convocado um movimento muito grande para a ação desta sexta exatamente para evitar aglomeração.

4 imagens
1 de 4

Sinpro/Divulgação
2 de 4

Sinpro/Divulgação
3 de 4

Sinpro/Divulgação
4 de 4

Sinpro/Divulgação

Integrantes do Sindicato dos Professores (Sinpro), do Conselho de Saúde, do Sindicato dos Enfermeiros, da Central Única dos Trabalhadores e de movimentos de mulheres estiveram no local. A manifestação foi rápida, segundo eles, para diminuir o perigo do contágio do novo coronavírus.

“Não há acordo com a população de Brasília. Neste momento, o que se precisa é de cuidar das vidas. No caso da educação, é colocar meio milhão de vidas para circular. A gente entende que agosto não é o momento de voltar”, afirmou Rosilene Corrêa, do Sinpro.

Na quinta, os professores das escolas particulares buscam apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) para derrubar o decreto de retorno das aulas presenciais. O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares do DF (Sinproep) encaminhou ofício para a procuradora chefe MPT da 10ª Região, Valesca de Morais do Monte.

Decreto

Em edição extra do Diário Oficial do DF dessa quinta-feira (2/7), o GDF publicou o cronograma com a reabertura de atividades, incluindo as escolas públicas e privadas.

Colégios, universidades, faculdades da rede de ensino privada podem voltar a funcionar a partir do próximo dia 27. E a data para retorno das unidades públicas é 3 de agosto.

Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos estão autorizados a reabrirem as portas na próxima terça-feira (7/7). No mesmo dia, as academias poderão atender novamente. Bares e restaurantes retornam uma semana depois, em 15 de julho. De outro lado, o GDF manteve a proibição do funcionamento de cinemas, teatros e eventos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?