DF foi a região com mais votos do país para conselheiros tutelares
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este ano, o DF registrou 232 mil votos nas eleições para conselhos tutelares
atualizado
Compartilhar notícia
Durante as eleições para Conselhos Tutelares deste ano, o Distrito Federal foi a unidade da Federação com o maior número absoluto de votos do país. De acordo com os dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a capital federal registrou 232 mil votos neste domingo (1°/10).
O boletim parcial foi divulgado pelo ministério nesta segunda-feira (2/10). Em relação ao número de votos, o DF ficou a frente de São Paulo e Rio de Janeiro, que computaram 202,3 mil e 128,9 mil votantes, respectivamente.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que “o ponto fundamental para que alcançássemos êxito total nas eleições dos Conselhos Tutelares, refletido na maior votação de todo o país, foi a parceria entre a Presidência do TRE-DF e a secretária de Justiça, Marcela Passamani.”
“Ambas as instituições colocaram todo o seu aparato técnico e de pessoal para a realização de uma eleição segura e transparente. Foram mais de cinco meses de planejamento, cerca de 5 mil pessoas trabalhando, 1.169 urnas eletrônicas instaladas e intensa divulgação nos meios de comunicação”, afirmou Belinati.
Quando comparado ao último pleito, de 2019, o DF e outras unidades da Federação tiveram aumento da participação popular na escolha dos conselheiros tutelares. Veja:
Resultado
No domingo, a população saiu às ruas para escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes para o Distrito Federal. Os profissionais vão atuar em 44 unidades no quadriênio 2024-2027.
Os nomes podem ser acessados nesta página e neste outro link.
Águas Claras e Lago Sul foram os primeiros locais do DF a definir os nomes mais votados nas urnas.