DF: Festival no Lago Paranoá celebra sobreviventes do Câncer de Mama
Festival Dragon Boat de Canoagem irá ocorrer nos dias 24 a 27 de outubro no Clube Ascade, Lago Sul, com palestras e atividades
atualizado
Compartilhar notícia
O Festival Dragon Boat para Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama chega a Brasília nos próximos dias 24 a 27 de outubro, com diversas atividades à beira do Lago Paranoá voltadas para conscientização do Outubro Rosa e da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A segunda edição do evento internacional no Distrito Federal é uma iniciativa do movimento Remadoras Rosa, em que mulheres que enfrentam a doença praticam a canoagem e trocam de experiências de vida e acolhimento. O evento irá ocorrer na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, das 8h às 22h.
A canoagem estilo Dragon Boat é uma modalidade chinesa que tem como ênfase o exercício dos membros superiores, indicado para pacientes com câncer de mama, pois melhora o fluxo linfático e previne o desenvolvimento de linfedema – inchaço nos tecidos do organismo.
Além das remadoras, as canoas também são acompanhadas por uma lemista e uma tamborista, responsável por determinar o ritmo das remadas. Participarão do evento 15 equipes representando o Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e Canadá, totalizando 350 remadoras.
A Associação Canomama de Saúde, Esporte e Cultura do Distrito Federal, que promove a prática da modalidade chinesa no DF, é responsável pela organização do evento, que faz referência ao Outubro Rosa, mês dedicado a alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama para reduzir a incidência e a mortalidade deste agravo à saúde.
O cronograma do Festival Dragon Boat vai contar, além de provas de canoagem, com várias atrações para os demais participantes, como palestras, práticas de bem estar e passeios.
Serviço
Festival Dragon Boat para Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama
Local: Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2
Data: 24 a 27 de outubro de 2024
Horário: 8h às 22h
Preços a depender da atividade pretendida
Mais informações pelo Instagram @canomama_time ou pelo site do evento
Câncer de mama: prevenção, diagnóstico e tratamento
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas, como: pele avermelhada ou com textura anormal; alterações no bico do peito; ou saída espontânea de líquidos pelos mamilos; devem ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama.
Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem, como a mamografia, são indicados. Para resultados mais precisos, pode ser realizadas biópsias, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.
Exames e tratamentos de prevenção, diagnóstico e tratamento podem ser procurados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).