metropoles.com

DF: farmácias de alto custo estão sem remédio para esclerose múltipla

Segundo a Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla (Apemigos), o baixo estoque dos remédios é um problema recorrente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Farmácia de Alto Custo
1 de 1 Farmácia de Alto Custo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As farmácias de alto custo do Distrito Federal estão com falta de Natalizumabe, medicamento importante para pacientes com esclerose múltipla que previne surtos e retarda o avanço da doença. Cada caixa custa mais de R$ 10 mil.

Em consulta feita ao estoque das farmácias na tarde desta quinta-feira (25/4), foi possível verificar que nenhuma das unidades tinha o medicamento nem previsão de chegada do remédio.

Outro medicamento necessário para os pacientes com esclerose múltipla, o Alentuzumabe consta como “programado”. Ou seja, o Ministério da Saúde compra o remédio apenas para pacientes de forma nominal e, por isso, não há estoque para retirada imediata nas farmácias.

Veja:

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução

Segundo Ana Paula Morais, presidente da Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla (Apemigos), o baixo estoque dos remédios é um problema recorrente.

“Estamos sem o Natalizumabe há alguns dias. Acho que tem uns quatro ou cinco dias que a Secretaria de Saúde informou no site a falta desse medicamento”, disse. “O Alentuzumabe, desde que foi incorporado ao SUS no ano passado, aqui em Brasília sempre está em falta. Então, a gente está sempre nessa de aguardar para ver quando vão resolver.”

O que diz o GDF

Questionada, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que o Natalizumabe pertence ao elenco do grupo e financiamento 1A, ou seja, é um medicamento de aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde, fornecidos aos estados e ao Distrito Federal.

“Os estoques da Secretaria de Saúde se mantiveram abastecidos até a última semana deste mês, não havendo um desabastecimento de longo prazo até o momento.”

A pasta ainda informou que tem o conhecimento de que há um processo aquisitivo em andamento e que assim que finalizado, será prontamente distribuído aos Núcleos de Farmácia de Alto Custo. 

Já o Ministério da Saúde não se posicionou sobre a situação. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?