metropoles.com

DF: estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Enem 2022

Candidatos preferiram se adiantar e chegaram antes da abertura dos portões para o Enem. Este ano, são quase 3,4 milhões de inscritos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcus Rodrigues/Metrópoles
Centenas de alunos chegam para fazer a 1ª prova do Enem neste domingo (13/11)
1 de 1 Centenas de alunos chegam para fazer a 1ª prova do Enem neste domingo (13/11) - Foto: Marcus Rodrigues/Metrópoles

Milhões de estudantes fazem, neste domingo (13/11), o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No Distrito Federal, a movimentação foi intensa no início da tarde em escolas e universidades onde haverá aplicação da primeira etapa do exame.

Os portões foram abertos ao meio-dia, e serão fechados às 13h para o início das provas, 30 minutos depois. No Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), muitos estudantes se adiantaram e já aguardavam na entrada antes mesmo do horário de abertura.

Entre eles, o estudante Marcelo Luiz, que chegou por volta das 11h20. “Da última eu tive um imprevisto, esqueci a identidade e tive que voltar, mas, hoje está tudo aqui”, revela.

Outro que chegou cedo é Lucas de Oliveira Almeida, 17. No entanto, diferente dos demais, o jovem esperou alguns minutos antes de ingressar no local de prova. “Fico me preparando psicologicamente antes de entrar”, explica. “Estou o reparado, mas um pouco ansioso. No próximo ano tem que decidir, eu quero federal, fazer direito. Estou confiante”, completa.

3 imagens
Centenas de alunos chegam para fazer a 1ª prova do Enem neste domingo (13/11)
Bárbara de Andrade Fonseca, 19
1 de 3

Lucas de Oliveira Almeida, 17

Marcus Rodrigues/Metrópoles
2 de 3

Centenas de alunos chegam para fazer a 1ª prova do Enem neste domingo (13/11)

Marcus Rodrigues/Metrópoles
3 de 3

Bárbara de Andrade Fonseca, 19

Marcus Rodrigues/Metrópoles

A estudante Bárbara de Andrade Fonseca, 19, também se mostrou segura sobre a realização do exame. “Dá sempre um nervoso, mas estou confiante. É a segunda vez que vou fazer”, afirma.

Preocupação com o horário

Felipe Araujo Silva, 28 anos, não quis arriscar fazer parte do grupo dos atrasados do Enem. “Moro na Vila Planalto e preferi me organizar pra chegar mais cedo. Essa é a primeira vez que farei o exame e não queria arriscar perdê-lo ou virar meme”, brincou o estudante.

A carioca Lauren Campani, 21 anos, que se mudou com a família para a capital da República, também não quis perder o primeiro dia do exame.

“Cheguei antes da abertura dos portões para não ter nenhum problema com atraso, pois eu estava muito nervosa por conta disso. Estou com a expectativa elevada, apesar do nervosismo, mas me preparei e espero um bom resultado. Então, não queria arriscar perder a prova ou chegar atrasada e aparecer no Twitter”, disse, aos risos.

Segundo o Ministério da Educação, 30 minutos após o fechamento dos portões começa a distribuição das provas, às 13h30, no horário de Brasília. A partir de 15h30, candidatos poderão sair sem o caderno de questões e, após as 18h, é permitido levar o material. O término será às 18h30. O gabarito oficial costuma ser divulgado três dias úteis depois do exame.

Veja a entrada dos estudantes:

 

Enem 2022

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.396.632 estudantes estão inscritos no exame – o segundo menor índice em 17 anos. Do total, 3,3 milhões realizarão a versão impressa da prova. As demais 65 mil inscrições correspondem a estudantes que farão o Enem digital.

Neste domingo, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do teste. 

O teste ocorre após duas edições marcadas por crises, recordes de abstenções, problemas de logística e prejuízos na aprendizagem devido à pandemia de Covid-19. Agora, a expectativa é que o cenário de “normalidade” seja retomado no exame deste ano.

Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A expectativa é que os resultados sejam publicados em janeiro de 2023. O Enem 2022, no entanto, não acaba neste domingo. A segunda fase do exame, prevista para 20 de novembro, testará o conhecimento dos estudantes em áreas como matemática, biologia, física e química.

Veja o calendário:

  • Prova de ciências humanas e linguagens: 13/11
  • Prova de ciências da natureza e matemática: 20/11
  • Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 10 e 11/1/2023

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?