DF estima que 220 mil aptos a tomar a D2 ainda não buscaram postos
Secretaria de Saúde crê que muitas pessoas ainda não estão seguindo o novo prazo para aplicação da segunda dose
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 220 mil moradores do Distrito Federal que estão aptos para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda não procuraram postos da Secretaria de Saúde para completar o ciclo de imunização. No total, 77,71% do público vacinável da capital já tomou a D2.
De acordo com a própria pasta, o menor intervalo entre a D1 e D2 pode explicar esse atraso. Atualmente é necessário esperar somente 28 dias após a primeira aplicação, no caso da CoronaVac; e 56 dias para AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech, mas há um grupo de pessoas que ainda aguarda a data assinalada no cartão de vacina para tomar a vacina.
Conforme destaca a secretaria, o estoque na Rede de Frio Central conta com mais de 403.708 doses da Pfizer-BioNTech e mais de 547,3 mil doses da CoronaVac. A única exceção é para a dose de reforço da Janssen que, segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), deve chegar nesta semana.
Efetividade das vacinas
Até domingo (5/12), o Distrito Federal registrava 88,73% da população vacinável (acima de 12 anos de idade) com a primeira dose. No caso da segunda dose, os índices são de 77,71% do público vacinável. Ainda foram 222.104 doses de reforço e 9.683 de dose adicional.
Com estes números, a Saúde do DF informa que a média de casos nos últimos sete dias ficou em 65, abaixo da média do período anterior, que era de 71. O índice de transmissão, o chamado RT Diário, está em 0,78, também abaixo dos 0,82 registrados sete dias antes. Quando esse número está abaixo de 1, significa que a transmissão está em desaceleração.
Houve queda também nas internações. Dos 65 leitos de UTI covid no DF, 36 estão ativos, dos quais 13 estavam vagos no domingo. Já no Hospital de Campanha do Gama, dos 100 leitos, 88 estavam vagos no domingo.