DF está próximo de registrar o fevereiro mais chuvoso em 17 anos
Atual índice deve ser maior do que o de 2004. Plano Piloto teve mais do que o dobro do esperado de chuvas para este mês
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal está próximo de atingir o mês de fevereiro mais chuvoso em 20 anos. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que, até quarta-feira (17/2), a capital registrou 398 milímetros em precipitações. Esse índice fica atrás apenas do verificado em 2004, que marcou 422,3 milímetros de chuva no segundo mês do ano.
O Plano Piloto registrou mais do que o dobro do esperado de chuvas para o mês. Segundo o Inmet, era previsto que chovesse 183 milímetros, mas, até quarta-feira (17/2), a região alcançou a marca de 381,8 milímetros em precipitações (108%). Em seguida, aparecem Brazlândia (65%), Paranoá (63%) e Gama (36%).
Além disso, os dias 5 (52,8 mm), 8 (50,8 mm) e 16 (72 mm) estão entre os 10 mais chuvosos registrados em fevereiro. A previsão é de que o DF siga com o tempo instável, pancadas de chuva, nebulosidade, trovoada e rajada de vento até a próxima segunda-feira (22/2).
Chuvas intensas
Nesta quinta-feira (18/2), o Distrito Federal permanece em estado de perigo (alerta laranja) para chuvas intensas. A previsão do Inmet indica chuva entre 30 e 60mm/h ou entre 50 e 100mm/dia, além de ventos intensos (de 60 a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Esta quinta começou chuvosa, e a expectativa é de que o tempo se mantenha nublado ao longo do dia. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Durante a madrugada, os termômetros registraram 18°C. À tarde, período mais quente do dia, a temperatura máxima pode chegar a 25°C. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 100%.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Estragos
As chuvas desta semana causaram alagamentos em vários pontos do DF. Moradores da 402 Norte sofreram com inundações, e a população de Vicente Pires teve de enfrentar enxurradas.
No Plano Piloto, a chuva derrubou parte do teto do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), afetando a Central de Material Esterilizados e o Núcleo de Radiologia e Imagenologia.
A chuva também provocou alagamentos em Águas Claras, na Quadra 301, no Riacho Fundo e no Recanto das Emas. Tanto no Recanto quanto no Pistão Sul de Taguatinga os bueiros transbordaram com a força das enxurradas.