metropoles.com

DF encerra ano com menor média de mortes por Covid desde maio de 2020

Média móvel na última semana do ano ficou abaixo de 2 óbitos diários. Alto número de vacinados ajuda a diminuir o número de vidas perdidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Distrito Federal encerrou o ano de 2021 com a menor média móvel diária de mortes causadas pela Covid-19 registrada desde maio de 2020. De acordo com levantamento realizado a partir de dados da Secretaria de Saúde, foram menos de dois óbitos por dia na última semana do ano.

No total, a capital registrou 519.811 casos confirmados e 11.108 vidas perdidas desde o início da pandemia. O momento mais crítico ocorreu entre o final de março e começo de abril do ano passado, quando a média móvel diária chegou perto de 80 vítimas.

O avanço da vacinação, que atualmente já ultrapassa os 80% com duas doses, ajudou na queda dos números. A média tem ficado em torno de 1,7 óbito por dia desde o começo de dezembro e se manteve estável até o fim do ano.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Vacinados

O Distrito Federal terminou o ano de 2021 com 2,07 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses contra a Covid-19. Segundo dados do Vacinômetro da Secretaria de Saúde, ainda foram aplicadas 400 mil doses adicionais e de reforço.

A campanha teve início ainda em janeiro com a aplicação ocorrendo primeiro em profissionais de saúde que estavam na linha de frente contra a doença. Idosos com mais de 60 anos, acamados ou moradores de asilos também foram contemplados.

Em fevereiro, as vacinas passaram a ser aplicadas a partir do critério da idade, com idosos acima de 80 anos sendo os primeiros. A faixa etária foi diminuindo ao longo dos meses até que, em setembro, chegou à idade mínima de 12 anos.

Desde então, o intervalo entre a D1 e D2 foi diminuído para 56 dias e começou a ser aplicada a dose de reforço quatro meses após o fim do ciclo vacinal previsto inicialmente.

3 imagens
1 de 3

Vacinômetro/Reprodução
2 de 3

Vacinômetro/Reprodução
3 de 3

Vacinômetro/Reprodução

Ainda há, no entanto, cerca de 200 mil moradores do DF que não tomaram, sequer, a D1. A Secretaria de Saúde chegou a realizar algumas campanhas, que não surtiram o efeito desejado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?