metropoles.com

DF cresce acima da média em nº de empregos formais na área da saúde

Segundo pesquisa, o DF tem 171,7 mil empregos formais na saúde, somando os setores público e particular e é destaque no cenário nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges / Esp, Metrópoles
Saúde, equipe médica - Metrópoles
1 de 1 Saúde, equipe médica - Metrópoles - Foto: André Borges / Esp, Metrópoles

O volume de empregos formais gerados pela área da saúde no Distrito Federal superou a média nacional. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), entre os meses de junho, julho e agosto 2023, Brasília registrou crescimento de 1,3%, enquanto o Brasil marcou avanço de 0,9%.

O Brasil fechou agosto com 4,837 milhões empregos na saúde, o maior número desde o início da série histórica do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O IESS considerou os setores público, privado e empregos diretos e indiretos. Houve crescimento de 0,9% no trimestre e de 1,5% no período de 12 meses.

O DF somou 171,7 mil empregos, 2,2 mil a mais do que o volume registrado em maio, quando tinha 169,5 mil vínculos. O resultado brasiliense ajudou a puxar o bom desempenho do Centro-Oeste, que fechou o mês de agosto com 506,8 postos e teve o maior crescimento percentual do país, de 1,5%.

“O crescimento de empregos na cadeia da saúde registrado do Brasil foi puxado, especialmente, pelo setor privado. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste se destacaram pelo peso da cadeia no mercado de trabalho total, pois representam 13%, e no Brasil, essa proporção é de 11%”, conta o superintendente executivo do IESS, José Cechin.

Segundo Cechin, a região Centro-Oeste, além de ser a que mais cresceu, percentualmente, também tem a maior concentração de empregados em relação à população (2.998/100.000 hab).

Maiores empregadores em Saúde

Depois do Centro-Oeste, as regiões que mais cresceram, no mesmo recorte, foram o Norte (1,3%), Sul (1%), seguidas pelo Sudeste (0,9%) e Nordeste (0,5%). As três maiores empregadoras da cadeia da saúde, no entanto, são Sudeste (2,4 milhões), Nordeste (937 mil) e Sul (711,6 mil).

Do total de vínculos, 3,9 milhões (81%) pertencem ao setor privado com carteira assinada. Praticamente, metade das oportunidades geradas no setor, 2,4 milhões, se concentra no Sudeste. O IESS é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?