DF: em 2 anos, 41 postos foram notificados por aumento no preço de combustíveis
A notificação feita pelo Procon-DF pede que os postos de combustíveis esclareçam o motivo do aumento no preço da gasolina e do diesel
atualizado
Compartilhar notícia
Em dois anos, pelo menos 41 postos de gasolina do Distrito Federal foram notificados por aumentarem o preço dos combustíveis sem justificativa. Segundo os dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), apenas este ano, 22 estabelecimentos foram notificados.
A notificação pede que o local apresente documentação ou justificativas para o aumento no preço dos combustíveis identificado pelo Procon. Dos 22 intimados em 2023, 10 já apresentaram defesa — que está em análise pelo instituto.
Até o momento, em 2023, apenas um posto foi autuado pela prática. Nesta terça-feira (30/5), dois dias antes da volta de tributos federais sobre gasolina e etanol, estabelecimentos do DF registraram preço mais alto sob alegação de escassez da gasolina.
Veja as notificações de postos do DF por ano:
- 2021: 6 postos foram notificados; sendo 2 autuados.
- 2022: 13 postos foram notificados, sem autuação até o momento.
- 2023: 22 postos foram notificados; sendo um autuado até o momento. Há 10 notificações em fase de análise na Diretoria de Fiscalização do Procon-DF.
Denúncia do preço de combustíveis
Segundo o Procon, os consumidores podem fazer denúncias enviando foto e endereço do posto para o e-mail 151@procon.df.gov.br.