metropoles.com

8/1: GDF e governo federal assinarão protocolo conjunto de segurança

“Todas as ações foram tomadas e todas as informações estão sendo compartilhadas”, disse Celina Leão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Celina Leão - Metrópoles
1 de 1 Celina Leão - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou na manhã desta quarta-feira (3/1) a assinatura de um Protocolo de Ações Integradas (PAI) entre os governos local e federal.

A solenidade para oficialização ocorrerá às 10h desta quinta-feira (4/1), com presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“A cidade está monitorada. A Secretaria de Segurança está empenhada e, com muita tranquilidade, eu tenho certeza que todas as ações foram tomadas e todas as informações estão sendo compartilhadas”, destacou Celina.

O documento vai definir o planejamento e as prioridades de atuação do MJSP e da SSP-DF para a próxima segunda-feira (8/1), um ano após os ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Na ocasião, a SSP-DF receberá 20 veículos, além de armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos, para fortalecimento das ações da pasta, no âmbito do Plano de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Os investimentos somam R$ 3,6 milhões, segundo o MJSP. Participarão da cerimônia a governadora Celina Leão; o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli; e o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

8/1: “Dia de tranquilidade”

Nessa terça-feira (2/1), Celina Leão falou sobre o ato alusivo ao 8 de Janeiro, que será realizado em Brasília na próxima semana, e disse que o dia será “de tranquilidade”.

Segundo Celina, a data será monitorada pelas forças de segurança. “O dia 8 está totalmente monitorado, não tem nada que a gente não esteja compartilhando. Compartilhamos informações junto com o governo federal. Então será um dia de tranquilidade, um dia aqui para nós, uma segunda-feira totalmente normal, mas que nós estamos monitorando”, reforçou a governadora na terça-feira (2/1).

Em 8 de janeiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, vão participar de um ato em defesa da democracia, em Brasília.

No mesmo dia do ano passado, apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?