8/1: GDF e governo federal assinarão protocolo conjunto de segurança
“Todas as ações foram tomadas e todas as informações estão sendo compartilhadas”, disse Celina Leão
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou na manhã desta quarta-feira (3/1) a assinatura de um Protocolo de Ações Integradas (PAI) entre os governos local e federal.
A solenidade para oficialização ocorrerá às 10h desta quinta-feira (4/1), com presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“A cidade está monitorada. A Secretaria de Segurança está empenhada e, com muita tranquilidade, eu tenho certeza que todas as ações foram tomadas e todas as informações estão sendo compartilhadas”, destacou Celina.
O documento vai definir o planejamento e as prioridades de atuação do MJSP e da SSP-DF para a próxima segunda-feira (8/1), um ano após os ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Na ocasião, a SSP-DF receberá 20 veículos, além de armamentos, drones, cartuchos e demais equipamentos, para fortalecimento das ações da pasta, no âmbito do Plano de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Os investimentos somam R$ 3,6 milhões, segundo o MJSP. Participarão da cerimônia a governadora Celina Leão; o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli; e o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.
8/1: “Dia de tranquilidade”
Nessa terça-feira (2/1), Celina Leão falou sobre o ato alusivo ao 8 de Janeiro, que será realizado em Brasília na próxima semana, e disse que o dia será “de tranquilidade”.
Segundo Celina, a data será monitorada pelas forças de segurança. “O dia 8 está totalmente monitorado, não tem nada que a gente não esteja compartilhando. Compartilhamos informações junto com o governo federal. Então será um dia de tranquilidade, um dia aqui para nós, uma segunda-feira totalmente normal, mas que nós estamos monitorando”, reforçou a governadora na terça-feira (2/1).
Em 8 de janeiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, vão participar de um ato em defesa da democracia, em Brasília.
No mesmo dia do ano passado, apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF.