metropoles.com

DF descarta pedir apoio da Força Nacional para segurança de atos no domingo

Reforço foi cogitado para garantir a paz nos protestos contra o governo federal, mas ideia não vingou e GDF prepara operação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Soldados da força nacional com helicoptero ao fundo
1 de 1 Soldados da força nacional com helicoptero ao fundo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) não vai acionar a Força Nacional para reforçar a segurança em Brasília nos atos contra o governo federal previstos para este domingo (07/06). Há manifestações previstas contra e em apoio ao governo federal.

O reforço da Força Nacional estava em análise. Mas, na tarde desta sexta-feira (05/06), o GDF informou ao Metrópoles que a ideia está oficialmente descartada. Ou seja, a tropa da União não será chamada.

A segurança na Esplanada nos Ministérios foi um dos temas tratados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o secretário de Segurança, Anderson Torres, na tarde de quinta-feira (04/06). Bolsonaro e Torres estão preocupados com a segurança no centro de Brasília.

Nesta sexta-feira (05/06), o governador Ibaneis Rocha (MDB) ligou para o secretário para avaliar o cenário e as medidas de segurança planejadas. Segundo a pasta de Segurança Pública, a prioridade é assegurar o direito de protestos pacíficos, mas ao mesmo tempo não serão permitidos atos de violência durante as manifestações. Os participantes terão que usar máscaras de proteção contra a Covid-19.

Nesta noite, o Governo do Distrito Federal divulgou nota sobre a segurança durante os protestos em Brasília.

Confira a íntegra: 

“O principal objetivo do Governo do Distrito Federal, em relação às manifestações públicas programadas para o próximo domingo, dia 7, na Esplanada dos Ministérios, é garantir a segurança das pessoas e a integridade do patrimônio público.

As forças de segurança do Distrito Federal, assim como outros órgãos do GDF, estarão nos locais dos eventos com o efetivo necessário para garantir a livre manifestação e a ordem.

Agentes do GDF também vão orientar os manifestantes sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos, dando continuidade à política de conscientização da prevenção da Covid-19.

As forças de segurança estarão posicionadas em toda a Praça dos Três Poderes e arredores, de forma a garantir que as manifestações ocorram de maneira pacífica. O trânsito de automóveis, a exemplo do que ocorreu no domingo passado, dia 31 de maio, não será permitido no local.”

4 imagens
Anderson Torres, ministro da Justiça
Anderson Torres e Jair Bolsonaro
Bolsonaro sobrevooa manifestação no domingo (31/05)
1 de 4

Bolsonaro esteve em um shopping do DF para renovar CNH

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Anderson Torres, ministro da Justiça

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Anderson Torres e Jair Bolsonaro

Instagram/Reprodução
4 de 4

Bolsonaro sobrevooa manifestação no domingo (31/05)

Reprodução/Redes sociais

 

A operação na área central de Brasília ficará a cargo das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, que analisaram possíveis cenários de conflito e elaboraram estratégias de negociação.

MPDFT vai fiscalizar atuação policial

A Promotoria de Justiça Militar, do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), fiscalizará o trabalho das forças de segurança locais durante os protestos marcados para domingo. A decisão veio após a instituição “tomar conhecimento de denúncias sobre o incentivo, por parte de integrantes da Polícia Militar, ao uso de força excessiva contra os manifestantes“.

A promotoria lembra que, entre as suas atribuições, está “exercer o controle externo da atividade policial militar e atuar em caso de desvios de conduta”. Desta forma, o MPDFT orienta os participantes dos atos a registrar denúncias nos canais da ouvidoria, disponível neste link.

“Quaisquer excessos, quer seja da PM quer seja dos manifestantes, serão apurados e exemplarmente punidos dentro da lei”, adverte a instituição.“É importante que o cidadão entenda seus direitos e deveres no ato de protestar e que a polícia atue dentro desses limites”, explicam os promotores militares. (Com informações do MPDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?