metropoles.com

DF: deputados pedem liberação do Passe Livre Estudantil no dia do Enem

Distritais Gabriel Magno e Fábio Felix enviaram ofícios a secretarias do GDF para pedir liberação do Passe Livre Estudantil nos dias de Enem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
ônibus rodoviária
1 de 1 ônibus rodoviária - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Deputados distritais pediram a liberação do Passe Livre Estudantil nos dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gabriel Magno (PT) e Fábio Felix (PSol) enviaram ofícios às secretarias do governo para solicitar que o benefício seja concedido no Distrito Federal nos próximos domingos, 5 e 12 de novembro, quando ocorrerão as provas.

O parlamentar petista fez o pedido em ofício enviado à Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov). “Hoje, o passe estudantil não pode ser usado aos domingos, o que dificulta o acesso a estudantes para chegarem aos locais de prova”, escreveu.

Fábio Felix pediu a liberação junto à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). No documento, ele destacou que o Enem “é a principal via de acesso ao ensino superior e parâmetro importante de avaliação, controle e ajuste de políticas educacionais”.

“Sendo assim, é fundamental a adoção de medidas para incentivar a participação e viabilizar o transporte gratuito nos dias do exame, visto que boa parte dos estudantes usam o transporte público para chegar aos locais de prova, e a ausência de política pública de concessão de transporte gratuito pode representar, na prática, um impeditivo para a realização das provas pelos estudantes, bem como uma privação do direito à educação.”

Ao todo, 72.982 moradores do DF se inscreveram no exame de 2023. Mais cedo, a Semob havia divulgado que as linhas de ônibus em circulação perto dos locais das terão reforço nas viagens nos próximos domingos.

Em nota, a pasta informou que “não há previsão legal para uso do Passe Livre Estudantil para realização de exames, vestibulares e concursos”. Além disso, comunicou que, segundo a Lei nº 4.462/2010, o benefício vale apenas para “deslocamentos do estudante no trajeto residência-escola-estágio-residência, nos dias letivos”.

Até a mais recente atualização desta reportagem, a Segov não havia enviado ao Metrópoles posicionamento sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?