metropoles.com

DF: Defesa Civil e Inmet alertam para chuva intensa e vento forte

A previsão do Inmet é de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde desta quarta-feira (18/12/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Lima/Metrópoles
Chuva-forte-no-DF1
1 de 1 Chuva-forte-no-DF1 - Foto: Bruna Lima/Metrópoles

Pode chover forte e há riscos de trovoadas em diversos pontos do Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (18/11/2019). A Defesa Civil emitiu um alerta aos brasilienses, recomendando a procura por abrigos durante a tempestade e que evitem transitar em pontos de alagamento.

As pancadas de chuvas — de até 50mm — devem ocorrer nos períodos da tarde e noite, com ventos de até 60km/h. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram a mínima de 16ºC durante a madrugada e a máxima pode chegar a 32°C.

“A combinação de umidade com calor propicia pancadas de chuva e trovoadas, típicas dessa época chuvosa do ano”, explica o meteorologista Heráclio Alves. A umidade do ar gira em torno de 95% a 40%.

Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar do DF deverá ser acionado, pelo 193. A Defesa Civil aciona a corporação quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

Recomendações da Defesa Civil

Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha. Na rua, evite segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, e  empinar pipas ou aeromodelos com fio.

Outra orientação é não ficar em locais que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

Como há possibilidade de descarga elétrica, evite estar em piscinas e lagos. O problema é agravado em rios e cachoeiros devido à possibilidade de tromba d’água. É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Para quem estiver na direção, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Aos motoristas, em caso de alagamento, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?