metropoles.com

DF: crise econômica pode ter relação com aumento de pessoas queimadas

De 2020 para 2021, houve incremento de 50% nas ocorrências registradas no pronto-socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 30/10/20 Hospital HRANAmbulâncias embarcando p
1 de 1 Brasília (DF), 30/10/20 Hospital HRANAmbulâncias embarcando p - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O número de pessoas que sofreram queimaduras aumentou 50% em um ano no Distrito Federal. O levantamento, apresentado pela Secretaria de Saúde durante coletiva nesta quinta-feira (24/2), considera os atendimentos realizados no pronto-socorro do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade referência no atendimento de queimados. Em 2020, foram 2.084 casos na unidade, sendo que 14,8% necessitaram de internação. Em 2021, as ocorrências saltaram para 3.127, das quais 17,2% precisaram de internação.

De acordo com Ricardo de Lauro, chefe da Unidade de Queimados do Hran, o incremento dos registros pode ter relação com a crise econômica. “As pessoas de baixa renda estão tendo que cozinhar com combustíveis em função do preço do gás e as pessoas se acostumam a usar o álcool, ficando um pouco relapsas”, disse. Após apresentar os dados, Ricardo apresentou formas de prevenção de acidentes:

  • Seguir normas de segurança.
  • Evitar distrair-se quando em atividades de risco.
  • Não utilizar álcool ou similares para cozinhar ou acender churrasqueiras,
    fogueiras etc.
  • Não fumar enquanto lida com inflamáveis.
  • Não sobrecarregar tomadas.

Segundo a Secretaria de Saúde, referência no atendimento a queimaduras no Distrito Federal e região Centro-Oeste, a Unidade de Queimados do Hran continuou funcionando normalmente desde o início da pandemia do novo coronavírus. Para ter atendimento na unidade, em caso de emergência, o cidadão deve procurar o pronto-socorro do Hran, onde será avaliado e internado, caso seja necessário, ou acompanhado pela equipe do ambulatório. Os pacientes recebem o tratamento no terceiro andar.

A emergência do Hran funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, há o ambulatório de portas abertas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, onde são realizadas trocas de curativos e acompanhamento de pacientes com queimaduras menos graves.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?