metropoles.com

DF cria conselhos para monitorar políticas públicas para a juventude

GDF sancionou a lei que institui Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF) e Conselhos Regionais de Juventude (CRJs) no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
O Distrito Federal receberá nesta sexta-feira (8/3) – Dia Internacional da Mulher – o programa socioeducativo de introdução ao Teatro do Oprimido. O projeto Troca de Experiências Artísticas e Reinserção (TEAR) será realizado dentro da Unidade de Internação Feminina do Gama (UIFG), junto às adolescentes em conflito com a lei.
1 de 1 O Distrito Federal receberá nesta sexta-feira (8/3) – Dia Internacional da Mulher – o programa socioeducativo de introdução ao Teatro do Oprimido. O projeto Troca de Experiências Artísticas e Reinserção (TEAR) será realizado dentro da Unidade de Internação Feminina do Gama (UIFG), junto às adolescentes em conflito com a lei. - Foto: Material cedido ao Metrópoles

O Distrito Federal terá novos órgãos consultas para discussão e monitoramento de políticas públicas voltadas para juventude. A criação do Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF) e Conselhos Regionais de Juventude (CRJs), que atuarão nas regiões administrativas, foi aprovada por lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nessa quarta-feira (17/7).

A medida, apresentada pela Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ), prevê que os órgãos colegiados – organizações com caráter consultivo compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade – façam o monitoramento e propostas das políticas públicas voltadas aos jovens do DF, através da articulação entre a sociedade civil e o poder público.

“Os conselhos de juventude funcionam como um canal de diálogo entre os jovens e os poderes públicos. Eles facilitam a interação direta entre os representantes dos jovens e os gestores públicos, permitindo que demandas específicas sejam apresentadas, debatidas e encaminhadas de forma mais efetiva”, explicou o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso.

“Dessa forma, os conselhos contribuem para a criação de políticas mais adequadas e eficientes, que levam em consideração as particularidades e necessidades reais dos jovens do Distrito Federal.”

Ainda de acordo com a Lei 7.529/2024, os Conselhos de Juventude terão a responsabilidade de promover ações que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens, o que inclui programas de formação, capacitação e acesso a oportunidades de educação, emprego, cultura, esporte e lazer.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?