DF começa a vacinar profissionais de creches e gestores da educação
Campanha de imunização contra Covid-19 ocorre no modelo drive-thru e apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) I do Guará
atualizado
Compartilhar notícia
Começou com pouca fila a vacinação para a área de educação, na manhã desta sexta-feira (21/5), no Distrito Federal. A aplicação ocorre em apenas um posto, na Unidade Básica de Saúde (UBS) I do Guará. No local, há música ao vivo e uma grande equipe da Secretaria de Educação realizando a organização do espaço.
A campanha para esse público começaria às 9h, no entanto, o posto adiantou o horário de início para as 8h. A ação ocorre até as 17h.
A lista dos primeiros vacinados é composta por 1.010 educadores: 80% deles atuam em creches públicas e privadas. Os 20% restantes são formados por gestores das escolas públicas. Os trabalhadores deverão apresentar crachá funcional, ou contracheque recente – para comprovar o vínculo – e documento de identificação com foto e CPF.
Veja imagens da vacinação no Guará:
A imunização de educadores ocorre apenas na modalidade drive-thru. O secretário executivo de Educação do DF, Fábio Sousa, explicou ao Metrópoles que “o posto estava preparado e, então, para não ter fila, a gente adiantou”.
Antônio Marcos Silva Santos, 51 anos, é educador de uma unidade da rede pública e foi ao local no início desta manhã. “Sou professor do Centro de Educação Integral Público, em Taguatinga Norte. Estava esperando há muito tempo, assim como todos estão, porque acho que a vacina é um direito de todos”, comenta.
“Como a vacinação não tem sido um processo célere, eu até fiquei surpreso que tinha chegado a minha vez. Achei que poderia demorar mais”, acrescenta.
Taiane Vieira, 29, Simone Aparecida, 45, e Lídia Inácio, 55, trabalham em uma creche na área rural de Brazlândia. Nesta manhã, as três foram se vacinar no mesmo carro e não esconderam a empolgação.
“A gente fica arrepiada, porque foi um grupo muito seleto de professores agora, e a gente está dentro desse grupo. É algo que traz a esperança de voltar à vida, de voltarmos para a sala de aula”, comemora Taiane.
“Estamos dando aulas on-line desde o início. Imagina dar aula para crianças de 3 aninhos on-line. É difícil. Então, é muito bom sabermos que poderemos voltar para a sala em breve”, destaca a educadora.
O secretário de Educação Leandro Cruz também esteve no posto e levou lembrancinhas para a equipe da pasta que trabalha no local. “É um pequeno reconhecimento da nossa alegria pelo dia de hoje”, explica.
De acordo com ele, houve uma fila de cinco carros que chegaram às 6h. “Então, abriu às 8h e, em 10 minutos, acabou a fila”, afirmou.
Formato
Segundo a Secretaria de Educação (SEE-DF), a vacinação está dividida em horários. Os primeiros a serem vacinados são 66 profissionais do Centro de Educação Infantil 06, de Taguatinga. A partir das 9h30, são esperadas 79 pessoas do Centro de Educação Infantil 01, de Brasília.
O calendário segue dessa forma, incorporando uma nova escola a cada meia hora — CEI 03, de Brazlândia; CEI Sussuarana, do Paranoá; Centro de Educação da Primeira Infância Flamboyant, de Brazlândia; creche Cantinho de Você, da Candangolândia; Cepi Ipê Amarelo, de Ceilândia Norte; e assim sucessivamente.
Porém, conforme o secretário Leandro, uma vez que a fila está pequena, se o profissional de uma creche, eventualmente, chegar antes do horário, ele não deixará de ser vacinado. “Tem uma lista e todos da lista tomarão a vacina, os 1.010 de hoje.”
Outros públicos
De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, que também esteve no posto, outros públicos seguem sendo imunizados na UBS 1 do Guará.
“Ao mesmo tempo que a gente abre esse grupo tão esperado dos educadores, para que eles possam voltar à atividade de forma segura, também damos continuidade a outros processos, como segunda dose [da vacina contra a Covid-19] e vacina da Influenza”, explica.
A primeira dose da imunização contra Covid-19 também é aplicada no posto para o público-alvo da campanha.