DF começa a vacinar crianças de 5 anos contra a Covid nesta terça
Campanha de imunização no DF agora passa a incluir crianças com 5 anos, sem comorbidades. Este público deve receber doses da Pfizer
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal deu início à vacinação contra a Covid-19 de crianças com 5 anos de idade, sem comorbidades, nesta terça-feira (25/1). Até então, a campanha de imunização na capital tinha como público-alvo apenas os pequenos a partir dos 6 anos.
A informação sobre o início da vacinação da faixa etária de 5 anos não chegou a ser amplamente divulgada pela Secretaria de Saúde do DF. Este público deve receber o imunizante da Pfizer, em dose pediátrica.
A vacina da Pfizer está autorizada para os pequenos com 5 anos ou mais e imunossuprimidos. A Coronavac também pode ser aplicada no público infantil, mas apenas na faixa etária de 6 anos ou mais. Já aqueles com idade a partir de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose podem escolher qual imunizante tomar, no DF.
Em nota divulgada no início da noite, a Secretaria de Saúde disse que orientou as equipes dos pontos de vacinação a utilizarem doses remanescentes da Pfizer-BioNTech pediátrica para vacinar as crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades ou deficiências, a partir da manhã desta terça, “já que o DF tinha a previsão de receber ainda hoje mais doses pediátricas desse imunizante”.
“Nesta tarde (25), foram recebidas mais 23,5 mil doses infantis da Pfizer, que já estão na Rede de Frio e serão distribuídas na manhã desta quarta, antes da abertura dos pontos, para dar continuidade à vacinação das crianças”, informou a pasta.
Desta forma, o público infantil pode ser vacinado da seguinte maneira:
- Crianças com 5 anos – somente com a vacina Pfizer;
- Crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão – somente com a vacina Pfizer;
- Crianças de 6 a 11 anos com ou sem comorbidades/deficiência – podem receber Coronavac ou Pfizer.
As crianças vacinadas com Pfizer pediátrica tomarão a segunda dose após 56 dias. Já as vacinadas com a Coronavac receberão a segunda dose após 28 dias.
Primeira posição no ranking
Atualmente, o DF ocupa a primeira posição no ranking da vacinação infantil, entre as unidades da Federação que divulgaram os dados de imunização desse público. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, na manhã desta terça, durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires.
“Estamos agora vacinando nossas crianças e atingimos o primeiro lugar no Brasil, ultrapassando a marca de 10% desse público vacinado”, comemorou o chefe do Palácio do Buriti.
O levantamento considera dados da imunização de crianças entre 5 e 11 anos referentes a nove estados e o Distrito Federal, na campanha iniciada em 16 de janeiro. Atualmente, o DF aplica o fármaco contra a Covid-19 em crianças a partir dos 5 anos. Essa faixa etária passou a ser elegível para vacinação nesta terça.
Até a noite de segunda-feira (24/1), 12,09% das crianças do DF haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na capital federal, vivem 268.208 meninos e meninas entre 5 e 11 anos, e a primeira dose já foi aplicada em 32.427.