DF: com vacinação de idosos suspensa, veja como será a imunização hoje
Imunização contra Covid-19 segue nesta terça-feira (6/4) para quem pode receber a segunda dose e para as forças de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
Com a vacinação contra Covid-19 de pessoas do grupo de 66 anos ou mais suspensa, por falta de doses, a imunização no Distrito Federal segue nesta terça-feira (6/4) para quem pode receber a segunda dose e para as forças de segurança. Os horários vão das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com a Secretaria de Saúde, na segunda (5/4) foram vacinadas 1.081 pessoas que fazem parte da área de segurança pública. Veja, abaixo, quem pode ser imunizado nesta terça e os locais de aplicação:
PMDF
No caso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o objetivo é imunizar 770 homens e mulheres até esta terça, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante.
Na PMDF, a vacinação segue a lista nominal composta por todo o efetivo da corporação, formada por cerca de 10 mil policiais.
A lista com os 770 nomes foi dividida em quatro partes. A primeira vai do 1º nome ao 193º. A segunda contempla do 194º ao 385º. Na sequência, abrange do 386º ao 577º. E, por fim, do 578º ao 770º.
O primeiro grupo foi vacinado na manhã da última segunda-feira. O segundo, na tarde do mesmo dia. O terceiro receberá o imunizante no período matutino desta terça-feira. E o quarto no período vespertino de hoje.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também planeja imunizar os 460 militares mais antigos na UBS da Cidade Estrutural, em grupos divididos para atendimento na segunda e terça.
Veja imagens da imunização de bombeiros na segunda (5/4):
PCDF
A meta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é vacinar 370 agentes e delegados mais velhos em atividade entre segunda (5/4) e terça-feira (6/4), na UBS do Guará, na QE 6.
Na segunda, os primeiros 93 receberam a 1ª dose. Na parte da tarde, foram imunizados do 94 ao 186. Na terça-feira pela manhã, serão vacinados do 187 e 282. No período vespertino, segue do 283 ao 370.
Polícia Federal
Nesta etapa inicial, a vacinação na Polícia Federal (PF) vai contemplar 240 profissionais na UBS nº 1 do Riacho Fundo 1, na QN 7, Área Especial nº 9.
Os policiais foram divididos em dois grupos. O primeiro foi vacinado na segunda-feira, das 13h às 17h. O segundo, na terça-feira, das 8h às 12h.
A PF determinou quatro critérios para recebimento de vacina. Confira as regras:
I – policiais que fazem a escolta das vacinas;
II – servidores ou colaboradores que fazem atendimento ao público e presos em local confinado;
III – voluntários de operações fora do Distrito Federal nos anos de 2020/2021 (com número de viagens igual ou superior a três); e
IV – idade/exposição.
SSP
Na manhã desta terça, na UBS nº 4, no Setor Habitacional Lúcio Costa, serão vacinados 30 servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Detran
Segundo a assessoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), serão aplicadas, inicialmente, 80 doses nesta terça-feira. A autarquia respeitará os critérios de idade e participação no trabalho presencial.
Serão vacinados servidores da fiscalização e do atendimento à população. O imunizante também será aplicado na UBS nº 4, no Lúcio Costa. A vacinação será no período vespertino, das 13h às 17h.
Falta de doses
A pasta havia anunciado o começo da vacinação contando com uma remessa de 100 mil doses do imunizante. Contudo, a maior parte recebida do governo federal chegou com o carimbo de D2: ou seja, deve ser usada apenas como segunda dose.
Durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (5/4), no Palácio do Buriti, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, informou que, com as sobras das doses destinadas para servidores da linha de frente do combate à Covid-19 somadas as pouco mais de mil do último lote enviado ao DF pelo Ministério da Saúde, cerca de 3 mil idosos nessa faixa etária foram vacinados no sábado (3/4).
Okumoto ressaltou que o grupo de 66 anos é estimado em 18 mil pessoas. “Começamos vacinando com 66, que eram 18 mil. Como imunizamos 3 mil, ainda faltam 15 mil a serem vacinados”, detalhou o titular da Saúde.
Também presente no evento, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, antecipou a chegada de mais 10 mil doses enviadas pela União até a próxima quarta-feira (7/4).