metropoles.com

DF: com termômetro e limite de clientes, lojas de roupas e sapatos reabrem

Preocupação maior de lojistas autorizados a funcionar era manter a limpeza e obedecer medidas como máscara e medição de temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Reabertura escalonada do comércio no DF
1 de 1 Reabertura escalonada do comércio no DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com o decreto publicado pelo GDF, no sábado (16/05), que autoriza o funcionamento de lojas de calçados, de roupas e de extintores, além de serviços de corte e costura, comerciantes do Distrito Federal começaram a abrir as portas nesta segunda-feira (18/05). A retomada se dá em meio a uma série de medidas para que se evite o contágio do novo coronavírus.

Os estabelecimentos podem funcionar em horário reduzido, das 11h às 19h. De acordo com as regras do texto, os lojistas têm de aferir temperatura de clientes e de funcionários. Também é obrigatório o uso da máscara de proteção facial, com previsão de multa aos que não se adequarem às normas.

10 imagens
Clientes começam a voltar de modo tímido
O comércio de rua foi o primeiro a reabrir no escalonamento
Os lojistas contrataram o serviço de limpeza especializada
A desinfecção é uma das exigências para que o funcionamento continue durante a pandemia
Segundo Secretaria de Empreendedorismo, cerca de 50% das empresas do DF serão beneficiadas com a medida
1 de 10

Loja passando por limpeza antes da reabertura

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 10

Clientes começam a voltar de modo tímido

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 10

O comércio de rua foi o primeiro a reabrir no escalonamento

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 10

Os lojistas contrataram o serviço de limpeza especializada

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 10

A desinfecção é uma das exigências para que o funcionamento continue durante a pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 10

Segundo Secretaria de Empreendedorismo, cerca de 50% das empresas do DF serão beneficiadas com a medida

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 10

Dia de trabalho para limpeza profunda e rearrumação das vitrines

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 10

Medição de temperatura dos clientes também é obrigatória

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 10

Comerciantes esperam que o movimento aumente nos próximos dias

Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 10

Eber Sathler aproveitou o retorno do comércio para buscar produto que tinha comprado

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na 304/305 Sul, quadra conhecida como Rua da Moda, diversos estabelecimentos começaram a abrir as portas, às 11h. Antes, muitos empresários também realizaram a desinfecção dos recintos e contrataram serviços em empresas de limpeza que atuaram nas lojas, nas primeiras horas do dia.

A gerente de uma loja de roupas da quadra conversou com o Metrópoles e disse que a reabertura está alinhada com todas as recomendações de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

“Vamos seguir à risca todas as orientações. Estamos fornecendo o álcool em gel e também temos termômetro na porta da loja com funcionário para medir as temperaturas dos clientes e trabalhadores. Nós contratamos empresas de limpeza que realizaram a desinfecção de toda a loja. Limparam vidros, chão, os cabideiros, estantes”, enumerou.

Para ela, expectativa com a reabertura é boa. “Ainda não sabemos se haverá procura por parte dos compradores. Mas estávamos parados e precisávamos voltar a trabalhar.”

Álcool em gel

Em todas as lojas abertas, os comerciantes disponibilizavam álcool em gel. Algumas também estavam distribuindo máscaras. O movimento é bem diferente do que se via anteriormente, antes do início da pandemia do novo coronavírus. Poucas pessoas circulavam nos estabelecimentos.

Por volta das 11h10, o servidor público Eber Sathler, 49 anos, foi um dos primeiros clientes a entrar em uma loja de roupas na 305 Sul.

“Estava complicado com tudo fechado. Temos as necessidades do dia a dia e as que fazem parte da vida. Minha esposa passou o Dia das Mães e datas comemorativas sem presente, então, eu resolvi vir hoje para buscar”, detalhou.

Segundo ele, a loja estava seguindo as regras de higienização e todos só entravam com a máscara. “Lá dentro também tem poucas pessoas. Sou a favor de que tudo comece a voltar ao normal. Com todos os cuidados e precauções, acho necessário para a vida não parar 100%.”

Nem todas as lojas reabriram. A gerente da Avanzzo Outlet, Simone Silva, explicou que a unidade está se adequando às recomendações e reabrirá nesta terça-feira (19/05).

“Providenciamos um equipamento em que a pessoa aciona com o próprio pé e sai o álcool em gel. Além disso, também teremos distribuição de máscaras e luvas. Vamos atender um cliente por vez. Estamos reorganizando tudo e recebendo mercadorias novas para reabrir amanhã (terça) com as novidades.”

Orientações

Nessa primeira etapa de reabertura, estão autorizadas operações de delivery, pronta-entrega em veículos e retirada do produto no local. O lojista precisa evitar aglomerações e manter a distância de dois metros entre os clientes. Confira as regras:

  • Garantir distância mínima de dois metros entre as pessoas;
  • Fornecer equipamentos de proteção individuais a todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço;
  • Organizar escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço;
  • Proibir a participação nas equipes de trabalho de pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades;
  • Priorizar, no atendimento aos clientes, o agendamento prévio ou a adoção de outro meio que evite aglomerações;
  • Disponibilizar álcool em gel 70% a todos os clientes e frequentadores;
  • Manter os banheiros e demais locais do estabelecimento higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal dos empregados, colaboradores, terceirizados, prestadores de serviço e consumidores;
  • Aferir a temperatura dos consumidores;
  • Aferir e registrar, ao longo do expediente, incluindo chegada e saída, a temperatura dos empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço, devendo ser registrado em planilha, na qual conste nome do funcionário, função, data, horário e temperatura, que deve estar disponível para conhecimento das autoridades de fiscalização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?