DF: com alta demanda, começa vacinação para idosos com mais de 69 anos
Filas de pessoas e de veículos marcam o primeiro dia de imunização para pessoas com 69, 70 e 71 anos no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Começou, na tarde desta segunda-feira (22/3), a vacinação contra Covid-19 de pessoas com 69, 70 e 71 anos no Distrito Federal. Há, no total, 47 pontos de vacinação, abertos para a imunização desse público desde as 13h. A partir de terça-feira (23/2), os horários serão os normais dos postos e drive-thrus do DF.
A aplicação de doses da Coronavac no Estacionamento 13 do Parque da Cidade começou às 9h. Com atendimento no estilo drive-thru, o local tinha uma fila de carros desde cedo.
Quem ganhou uma exceção no Parque da Cidade foi o pedestre Iveraldo de Vasconcelos, 70 anos. Animado com a primeira dose, o aposentado se dispôs a pegar um ônibus da Asa Norte. “Fiquei esperando pela dose. É questão de consciência”, declarou Iveraldo.
Veja imagens da vacinação no Parque da Cidade:
Asa Sul
Na UBS da 612 Sul, a fila de pessoas se alongava, no início da tarde, até os limites que cercam o local. Lá, há tendas montadas pela Defesa Civil.
Mercês Parente era figura de destaque na fila da UBS. A foliã piauiense é famosa nos carnavais candangos, mas, por causa da pandemia da Covid-19, não pôde curtir a folia neste ano – nem mesmo o aniversário de 69 anos, em 2 de fevereiro.
“Eu acredito na vacina. Eu acredito no SUS”, reforça. “Quando eu vi a notícia, dei um grito de tanta alegria”, comemorou.
Empolgada e criativa, Mercês detalhou a escolha da roupa para a data especial. Ela compareceu à UBS vestindo uma blusa com os desenhos do número 69, confeccionada pela sobrinha. “Eu sou muito intensa, na alegria e na tristeza, e não pude comemorar meu aniversário de 69 anos”, lamentou. “Então, por que não brindar esta data com o livro que homenageia o amor, o Kama Sutra?”.
Veja imagens da imunização na Asa Sul:
Lago Sul
O posto de vacinação na QI 21 do Lago Sul é um dos que apresenta a maior fila de carros no DF, modelo exclusivo para a aplicação de doses para idosos no local.
O aposentado Omar de Oliveira, 69, chegou por volta das 12h30. Omar dirigiu o veículo até a vez de receber a primeira dose da Coronavac. Ao lado dele, no banco de passageiros, estava a esposa, Enimedes Antunes, 61.
“Valeu a pena a espera. Daqui a pouco, poderei sair de casa”, anima-se o idoso. Enimedes mostrou-se ansiosa para receber a imunização quando a campanha alcançar a faixa etária dela.
Vacinação
O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta segunda-feira, por meio do Twitter, que o GDF pretende imunizar todos os grupos prioritários até o fim de abril.
“As tratativas estão acontecendo há alguns meses, mas achei mais responsável falar sobre o tema depois que houvesse mais segurança”, anunciou. “A negociação não é fácil por conta da alta procura. Os prazos são longos, não há fornecedores com pronta-entrega”.