metropoles.com

DF: casa de acolhimento para famílias indígenas já atendeu 250 pessoas

Projeto é fruto da iniciativa “Vida e água para Aris”, promovido pela Universidade de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Indios
1 de 1 Indios - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Inaugurada há um mês, a primeira casa de acolhimento para famílias indígenas em emergência sanitária do Distrito Federal já atendeu mais de 250 pessoas. O local fica no território protegido do Recanto dos Encantados, em Sobradinho, e é fruto da iniciativa “Vida e água para Aris”, promovida pela Universidade de Brasília (UnB).

O projeto tem mais outras seis casas voltadas a outras Aris, acrônimo para Áreas de Relevante Interesse Social. Segundo a UnB, o DF tem, atualmente, 200 mil pessoas morando em 39 destas áreas sem acesso a água potável, situação agravada pela Covid-19.

“Junto com a UnB e demais parceiros, estamos fazendo um ótimo trabalho em defesa da água e da humanidade. Água é vida”, comemorou o líder indígena Júnior Xukurú, da Articulação dos Povos Originários Indígenas, durante a live de inauguração.

Para a cerimônia, foi doado um filtro simbólico e 50 litros de água da Serrinha do Paranoá. A ideia é chamar a atenção para a necessidade de se preservar nascentes e córregos que abastecem o DF e para a importância da formação desta rede de solidariedade.

Interessados em ajudar podem fazer doações à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

O projeto

O projeto conta com dez comissões multidisciplinares para tratar de diferentes temas como saúde coletiva, política urbana e questões socioambientais. Após audiências, reivindicações das comunidades foram apresentadas na forma de abaixo-assinado ao poder público local, dando maior visibilidade ao problema.

Os pesquisadores preveem também a criação de uma série histórica com dados multidimensionais por tema. Outro destaque é o uso do mapeamento participativo, que combina mapas georreferenciados com informação oferecida pela população, técnica considerada inovadora. Toda a experiência deve ser relatada em livro a ser publicado em 2022.

O projeto Vida e água para Aris é uma das iniciativas contempladas em edital lançado pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei) com o objetivo de viabilizar ações de enfrentamento à pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?