DF: candidatos focam em propostas na estreia do horário eleitoral na TV
Começou nesta sexta-feira (26/8) e prossegue até 29 de setembro o horário eleitoral, que será veiculado nas emissoras de rádio e TV
atualizado
Compartilhar notícia
Começou nesta sexta-feira (26/8) e prossegue até 29 de setembro o horário gratuito da propaganda eleitoral, que será veiculada nas emissoras de rádio e televisão. As propagandas iniciaram às 13h e finalizaram às 13h20. No Distrito Federal, as candidatas ao Senado Rosilene Corrêa (PT), Flávia Arruda (PL) e Damares Alves (Republicanos) foram as primeiras a pedir votos no início desta tarde.
Na sequência, foi a vez dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF): Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Ibaneis Rocha (MDB) e Izalci Lucas (PSDB).
Grass começou com Lula, destacando a Saúde como prioridade. Leila apresentou-se dizendo que veio de Taguatinga e destacou a importância do esporte na construção dela. Ibaneis mostrou os trabalhos da gestão e ressaltou as obras, como o Túnel de Taguatinga, viadutos e duplicações de vias. Já Izalci usou o tempo de TV para criticar o atual governo do DF e disse ser o mais preparado para comandar a capital.
A propaganda é veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmara municipais.
Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.
No caso da disputa para presidente da República, cada candidato terá um tempo específico de propaganda, conforme cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tempo de inserção de cada candidato é diferente, pois é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
Dias de exibição
Para presidente da República, a propaganda eleitoral gratuita deverá ser transmitida às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30 no rádio; das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30 na televisão.
Nas eleições para o cargo de deputada ou deputado federal a propaganda será veiculada às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25 no rádio; e das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55 na televisão.
Nas eleições para senadora ou senador, a transmissão ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e para governos estaduais, a votação será em 30 de outubro.