metropoles.com

DF: candidatos focam em propostas na estreia do horário eleitoral na TV

Começou nesta sexta-feira (26/8) e prossegue até 29 de setembro o horário eleitoral, que será veiculado nas emissoras de rádio e TV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stevica Mrdja / EyeEm/Getty
candidatos focam em propostas na estreia do horário eleitoral na TV
1 de 1 candidatos focam em propostas na estreia do horário eleitoral na TV - Foto: Stevica Mrdja / EyeEm/Getty

Começou nesta sexta-feira (26/8) e prossegue até 29 de setembro o horário gratuito da propaganda eleitoral, que será veiculada nas emissoras de rádio e televisão. As propagandas iniciaram às 13h e finalizaram às 13h20. No Distrito Federal, as candidatas ao Senado Rosilene Corrêa (PT), Flávia Arruda (PL) e Damares Alves (Republicanos) foram as primeiras a pedir votos no início desta tarde.

Na sequência, foi a vez dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF): Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Ibaneis Rocha (MDB) e Izalci Lucas (PSDB).

Grass começou com Lula, destacando a Saúde como prioridade. Leila apresentou-se dizendo que veio de Taguatinga e destacou a importância do esporte na construção dela. Ibaneis mostrou os trabalhos da gestão e ressaltou as obras, como o Túnel de Taguatinga, viadutos e duplicações de vias. Já Izalci usou o tempo de TV para criticar o atual governo do DF e disse ser o mais preparado para comandar a capital.

A propaganda é veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmara municipais.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

No caso da disputa para presidente da República, cada candidato terá um tempo específico de propaganda, conforme cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tempo de inserção de cada candidato é diferente, pois é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Dias de exibição

Para presidente da República, a propaganda eleitoral gratuita deverá ser transmitida às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30 no rádio; das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30 na televisão.

Nas eleições para o cargo de deputada ou deputado federal a propaganda será veiculada às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25 no rádio; e das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55 na televisão.

Nas eleições para senadora ou senador, a transmissão ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e para governos estaduais, a votação será em 30 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?