metropoles.com

DF cai ainda mais no ranking de isolamento e passa para 8º lugar

Números mostram que a capital do país vem, a cada semana, deixando de lado a quarentena contra o coronavírus. Goiás lidera a lista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Muitas vezes, a aglomeração em frente às agências era inevitável
1 de 1 Muitas vezes, a aglomeração em frente às agências era inevitável - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A população do Distrito Federal tem, a cada dia, deixado de lado o isolamento social, necessário para evitar o contágio do novo coronavírus. A comparação semanal também aponta que a adesão tem sido cada vez menor. E isso se reflete também no ranking nacional feito por uma empresa de software. A capital, no início da pandemia, figurava entre os primeiros. Na terça-feira (28/04), a cidade aparecia em oitavo lugar.

Confira a lista:

Ranking Dos Estados (13) by Leonardo Meireles on Scribd

O primeiro lugar na terça esteve com Goiás, mas o índice de 55,53% é bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%. Pior: a média nacional é de 49,7%, ou seja, nem metade da população brasileira tem obedecido à recomendação de ficar em casa.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, avisou que as medidas de restrição social impostas por causa da pandemia de coronavírus terão de ser retiradas “de modo lento e controlado”.

No Distrito Federal, a queda na adesão pode ser vista de um dia para o outro. Na segunda-feira (27/04), a capital tinha o índice de 52,87%. Na terça (28/04), o número caiu para 52,67%. A comparação semanal também demonstra essa queda.

Na terça-feira da semana passada (21/04), a adesão foi maior por causa do feriado: 61,94%. Mas na terça anterior (14/04), a porcentagem de 56,79% aponta uma curva descendente.

O ranking do isolamento social é montado pela empresa de software In Loco, que utiliza tecnologia de geolocalização de 60 milhões de dispositivos móveis para isso. Os especialistas garantem que a privacidade do usuário é mantida.

Reabertura do comércio

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reviu a abertura total do comércio no Distrito Federal. Antes, era previsto que isso acontecesse a partir de domingo (03/05). Entretanto, na noite de quarta-feira (29/04), o emedebista avisou que não deve ocorrer antes de 11 de maio.

“Acabo de sair de uma reunião com integrantes da Saúde, da Mobilidade e da Codeplan [Companhia de Planejamento do DF]. Chegamos à conclusão que precisamos de um pouco mais de tempo para nos adequarmos ao retorno das atividades. Portanto, seja qual for a posição da Justiça, decidimos que o retorno das atividades não ocorrerá antes do dia 11”, afirmou Ibaneis à coluna Grande Angular, do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?