DF: bombeiros retiram abelhas que atacavam moradoras na 408 Norte
Ação ocorreu na noite de segunda-feira (11/11/2019). Apicultor da região do Pipiripau auxiliou os militares durante a remoção
atualizado
Compartilhar notícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) removeu uma colmeia no Bloco A da 408 Norte, na noite dessa segunda-feira (11/11/2019).
Segundo informações da corporação, três viaturas e 11 militares participaram da ocorrência. As abelhas estavam no alto de uma mangueira e vinham atacando pontualmente pessoas que passavam pelo local ou que colhiam mangas nas árvores. Uma das vítimas levou mais de 300 picadas.
A ação contou com a ajuda do apicultor José Serafim da Silva, que trabalha na região do Pipiripau. Durante a remoção, foi empregada uma viatura tipo Auto Bomba e Escada (ABE), para salvamento em altura, de modo que o apicultor pudesse ter acesso aos galhos em segurança, bem como uma base para executar seu trabalho. Ele utilizou um fumigador (produtor de fumaça) para acalmar os animais e um aspirador de pó, que serviu para recolher o máximo de abelhas para uma caixa.
Vídeo da ação:
Após a remoção, os galhos onde a colmeia estava foram cortados para diminuir a chance de retorno das abelhas não capturadas. O local foi isolado durante a operação. Em casos de emergência, a comunidade deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Veja imagens da remoção: