metropoles.com

DF: Bolsonaro não dará reajuste a policiais e bombeiros por MP

Em vez disso, segundo o presidente, será feito um projeto de lei do Congresso Nacional, no início de fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro Ibanes Reajuste PM BM PCDF
1 de 1 Bolsonaro Ibanes Reajuste PM BM PCDF - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexta-feira (27/12/2019) que não vai publicar medida provisória (MP) concedendo aumento a policiais do Distrito Federal. Segundo o mandatário da República, se o fizesse, seria enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Eu pretendia fazer a MP, mas aí eu estaria podendo ser responsabilizado pela LRF”, afirmou.

A declaração foi dada na entrada no Palácio da Alvorada, onde o titular do Planalto cumprimentou apoiadores antes de falar com a imprensa e voltar para a residência oficial.

O chefe do Executivo nacional chegou a cogitar ajuste de 8% no salário dos policiais, mas, segundo o próprio Bolsonaro, o aumento não caberia no Orçamento previsto para o próximo ano.

“Podíamos resolver grande parte do problema, mas teria de dar 1,5% [de aumento], e disseram que seria um acinte, mas ajudaria a gente a destravar para o ano que vem”, argumentou o presidente.

E ainda acrescentou que, no começo de fevereiro, será feito um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) para discutir a pauta.

“Resolvemos não dar o 1,5% e fazemos PLN no começo [do ano] no Congresso, em fevereiro. O projeto já entra imediatamente, com aumento retroativo a janeiro”, afirmou.

Documento assinado
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou na terça-feira (24/12/2019), véspera de Natal, o que seria uma medida provisória que garantiria reajuste de 8% a policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal.

A medida ocorreu durante encontro com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), no Palácio da Alvorada (foto em destaque). A reunião foi antecipada pela coluna Grande Angular.

“As forças de segurança, por culpa dos outros governadores que não tinham interlocução com o governo federal, ficaram sem o devido reajuste por 14 anos”, disse Ibaneis. “Fecho o ano com muita alegria por este presente que o presidente nos deu”, comemorou o emedebista.

Na mesma ocasião, Bolsonaro assinou proposta de emenda à Constituição (PEC) para transferir a gestão do Fundo Constitucional ao Distrito Federal.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?