DF bate novo recorde de temperatura no ano e chega a 35,9ºC nesta 2ª
Antes disso, o dia mais quente do ano no Distrito Federal havia sido registrado nesse domingo (5/9), com 34,5ºC
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (6/9), o Distrito Federal bateu novo recorde de temperatura no ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram 35,9ºC na estação de Águas Emendadas, às 14h. Antes disso, o dia mais quente do ano na capital havia sido registrado nesse domingo (5/9), com 34,5ºC.
Com calor e baixa umidade, o DF se mantém em estado de alerta. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar teve mínima de 13% nesta segunda, em Águas Emendadas e no Gama. “Está bem seco, estamos no alerta laranja”, destaca o meteorologista do Inmet Olívio Bahia.
“Amanhã (7/9), deve ser algo similar: teremos um feriado quente e seco. Então, ficam as recomendações de ingerir muito líquido; evitar exercícios físicos em horário de alta radiação – das 10h às 16h; e, se não puder evitar a exposição ao Sol, passar muito protetor solar e usar roupas leves”, afirma Olívio.
O tempo deve seguir quente e seco nos próximos dias. A expectativa é de que a umidade relativa do ar varie entre 12% e 20%, o que exige cuidados especiais dos moradores do DF.
“A previsão é de sol, com poucas nuvens. Esse tempo é normal para esta época do ano. Setembro é o mês mais quente e seco”, afirmou Francisco de Assis, meteorologista do Inmet.
Não há previsão de chuva para o DF. As próximas precipitações estão previstas a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primavera, no dia 22.