metropoles.com

DF atinge meta de vacinação contra a gripe Influenza, informa Saúde

No total, a cobertura vacinal da campanha em todo o Distrito Federal chegou a 99,6%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Enfermeira aplica dose em paciente
1 de 1 Enfermeira aplica dose em paciente - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A 22ª campanha de vacinação contra a gripe Influenza no Distrito Federal chegou ao fim com resultado positivo. Considerando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para calcular a cobertura vacinal, o DF conseguiu a marca de 99,6% do público imunizado, o que representa 661.020 doses aplicadas somente nos grupos prioritários. Ao incluir os demais grupos, a soma chega a 950.177 doses.

A campanha começou no dia 23 de março e, por conta da pandemia da Covid-19, os grupos foram divididos por fases de início, evitando-se, assim, aglomerações nas unidades básicas de saúde.

A partir do dia 1º de julho a vacina foi estendida a toda a população e ficou disponível até o dia 30 de dezembro. A vacina previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

 

 

3 imagens
Número representa 661.020 doses aplicadas somente neste público
Vacinação contra a gripe no Distrito Federal
1 de 3

Vacinação contra a gripe no Distrito Federal

Hugo Barreto/Metrópole
2 de 3

Número representa 661.020 doses aplicadas somente neste público

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Vacinação contra a gripe no Distrito Federal

Hugo Barreto/Metrópoles

Mesmo com a meta de 90% sendo atingida, alguns grupos não conseguiram esse marco, como explica a enfermeira da área técnica de imunização da SES, Fernanda Ledes.

“O alcance da meta de vacinação no DF deve-se ao fato de os grupos de trabalhadores de saúde e idosos terem ultrapassado 100% de cobertura vacinal. No entanto, a meta não foi atingida de forma homogênea. Crianças, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos permaneceram com coberturas vacinais abaixo da meta”, diz a especialista.

Outros grupos

Os demais grupos prioritários não entram na contabilização do Ministério da Saúde no âmbito de cobertura vacinal dos estados, mas o DF mantém o acompanhamento e registro das informações.

Fazem parte desse público as pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, motoristas e cobradores.

“Para a operacionalização dessa campanha, em meio à pandemia pelo novo coronavírus, foi necessária uma união de esforços entre diversos setores da Secretaria de Saúde, incluindo principalmente a área técnica de imunização e os profissionais das unidades de saúde. Como se trata de uma vacina anual, esperamos que neste ano a adesão ocorra de forma homogênea e seja possível alcançar a meta em todos os grupos prioritários. O vírus da influenza ainda é causador de diversas internações e óbitos em todo o país”, destaca Fernanda Ledes.

Regiões

Dividindo os dados por Região de Saúde, duas destacaram-se positivamente. A região que obteve o maior percentual total foi a Sudoeste (155,2%), que conta com as cidades de Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.

A segunda região com o maior percentual foi a Central (129,2%), abrangendo Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte, Vila Planalto, Lago Norte, Lago Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal. Essa foi a única região que atingiu a meta para crianças de 5 anos (91,6%) e para adultos de 55 a 59 anos (98,6). (Com informações da Agência Saúde DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?